Em 1986, a Casa Universal de Justiça, Orgão Máximo da Fé Bahá'i no Brasil publicou Uma Mensagem denominada "A Promessa da Paz Mundial", dirigida aos Povos do Mundo"- Participei da entrega desta Mensagem à vários segmentos da sociedade, inclusive políticos, professores universitários, profissionais de saúde e o público em geral. Na época estava indo para Haifa, e em Liverpool ,tive a chance de falar sucintamente sobre a mesma na Universidade de Liverpool, para grupos de estudantes latino-americanos a nível de mestrado.....O esforço dos Bahái`s em todo mundo foi grande...Mas penso que poucos leram ou valorizaram este Documento Bahá`i importante para compreendermos a questão da Paz como algo muito abrangente. Hoje vemos o efeito avassalador das guerras em várias parte do Planeta .Tratados e Acordos sendo assinados constantemente, mas sem assegurar as condições que possam levar a humanidade a um novo patamar civilizatório.
No Documento, na página 21, encontramos dois pontos enfatizados em relação a Paz:
""A aboliçao da guerra não depende só da assinatura de tratados e protocolos-trata-se de uma tarefa ASSAZ COMPLEXA que requer uma nova NOVA DIMENSÃO DE COMPROMETIMENTO para a solução de questões que costumam ser associadas à busca da paz. Quando baseada exclusivamente em acordos políticos, a ideia de segurança colectiva não é senão uma quimera..O outro ponto que merece ser destacado é que o principal problema inerente ao tratamento de questões relacionadas com a PAZ esta na elevação do seu contexto ao plano dos princípios, um plano distinto do pragmatismo puro.Porque ,essencialmente, a PAZ, advém de um estado interior apoiado por uma atitude espiritual ou moral, e principalmente através da evocação dessa atitude que se pode chegar a possibilidade de solucoes duradouras.......
Vamos pesquisar e investigar porque as guerras continuam e quais os novos paradigmas que devem ser adotados para aprendermos a construir a Paz .
Carinhosamente, Sonia- Porto Feliz, 25 de fevereiro de 2009
nota- Desculpem , mas o meu teclado est[a horrivel, e nao sei como corrigir agora....