Powered By Blogger

domingo, 10 de agosto de 2014

ANTES QUE A NATUREZA MORRA: Impacto da universalização do saneamento básico


ANTES QUE A NATUREZA MORRA: Impacto da universalização do saneamento básico: por Marina Grossi e Édison Carlos* Foto: ONU-Água O cenário do saneamento básico – oferta de água limpa com coleta e tratamento de es...
********************************************************** Neste momento crucial de ameaça de epidemia do vírus ebola, a universalização do saneamento torna-se a maior prioridade para evitar a mesma e demais doenças táo menos graves, mas causadoras também de mortes e custo desnecessários no atendimento... Quem náo investe neste campo, mantém o desenvolvimento humano, o IDH baixo mesmo. promovendo danos e prejuízos imensuráveis para seus países e para os outros.
Saneamento básico, a ação de Saúde que não rende propaganda, e onde a população reinvidica ainda pouco, e quando o faz não é atendida.
Subestimada e desvalorizada pelos governantes em muitos países inclusive no Brasil,  trabalhando em Saúde Publica, a nível de campo, ou a nível regional, durante anos, a gente viveu esta realidade,  conhecemos os esforços fracos , desestimulantes e os obstáculos por parte de gestores públicos.......
É preciso sanear as  políticas públicas  as mentes dos governantes e gestores certamente.
Nossa irresponsabilidade  vitima todos que vivem desta maneira.......
Ótimo artigo, sigo o Blog sempre.
Sonia Maria Goes Shafa.
Enfermeira Sanitarista, trabalhamos no SUS  durante 31 anos e 3 anos no sertão nordestino, com curso na Escola de Saúde Publica da USP, aposentada, mas  colaborando em cidadania e saúde.
Simplesmente Sonia
Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai