Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Promoção da Mulher- Refletindo sobre a "Pilula do dia seguinte " - na fase adolescente !...



Promocão da Mulher - Refletindo sobre a "Pílula do dia seguinte" na fase adolescente !

Quando vejo as medidas adotadas pelos organismos oficiais e apoiadas pela sociedade civil, em relacão aquilo que acham ou denominam como medidas que" iräo dar mais qualidade de vida às mulheres adolescentes e jovens (principalmente)", com a garantia da Pilula do Dia Seguinte. fico aqui "pensando com os meus botöes , como no dito popular...
O que é qualidade de vida, afinal de contas?
Vejo que milhares e milhares de meninas e adolescentes deste nosso Brasil Gigante, sáo apenas pequenos seres na maioria a deriva...
Parece-nos que esta medida está sendo adotada para tentar corrigir danos fisicos. pois os emocionais continuaráo.  
Danos que poderiam ser evitados se a sociedade, (incluindo certamente as famílias) e as Politicas Publicas em Relacäo as Mulheres, valorizassem "A Educação das Meninas e Adolescentes"como algo que promovesse um avanço para a civilização e que estivesse sustentada na promoçao do "status quo' das mesmas.

Valorizar esta medida de maneira isolada, é como tentar apagar o fogo num incêndio, colocar esparadrapo para tratar cancer... .
Tenta-se na questáo do estupro de vulnerváveis vitimiadas pela violencia sexual contra meninas adolescentes e jovens, garantir a "pilula do dia seguinte",  que náo deixa de ser uma medida médica necessária, mas evitemos achar que isto vá  dar mais qualidade de vida, pois qualidade de vida das meninas -adolescentes e jovens, está relacionada com mudanças internas me suas vidas, e náo apenas externas, mudanças com estratégias que promovam sua dignidade e estimulem novas visóes sobre si mesmas, e su papel na sociedade e no bem-estar humano.
Vemos um pais, com uma onda de violencia dirigida as meninas e adolescentes com várias faces.
Todas entretanto em seu contexto estáo ligadas ou relacionadas  a falta de promoçao para que possam serem novas mulheres. náo apenas mulheres-adolescentes que desde jovens podem fazer o querem com seu corpo, pois adolescentes sabem muito pouco sobre que querem ou aspiram, nem sáo capazes de adminstrar sua próprias vidas.
Por isto quando trabalhei no Programa de AIDS no SUS, em nivel regional, recusei-me a continuar no programa pois náo iria estimular a sexualidade e o uso da camisinha, para seres que nem sabem o que estáo fazendo, nem compreendem nada da sexualidade, de autonomia, de maturidade emocional, nem  tem independencia para administrar suas próprias vidas. 
Ou a sociedade muda sua escala de valores ,  e os governos adotam um novo paradgima nas Politicas Públicas em rela;cao as Mulheres, ajudando a tornar a vida das mulheres como algo digno ou continuaremos a aplicar metodos e medidas para envitar danos apenas biológicos.  Mas certamente,  náo surgimos no mundo , para sermos protagonistas deste atraso na promocão de nós mesmas.
Que os Orgáos Responsaveis pelas Políticas Publicas em relacáo às Mulheres pensem em criar Centros de Valorização para Mulheres desde a fase adolescente onde se invista em cultura, educação humana, capacitacão, arte, meio-ambiente , cidadania.
Do jeito que está continuaremos apenas dando Pilulas do Dia Seguinte..

Encerrando com um Texto do Folheto Bahá'i sobre Mulheres:
"Enquanto as mulheres forem impedidas de de atingir suas mais altas possibilidades, os homens náo estaráo habilitados a alcançar o máximo da sua capacidade e grandeza.
Sonia Maria - apenas refletindo !



Capacitemos as meninas e adolescentes para serem Promotoras da Paz !
Um bom- dia !
Simplesmente Sonia Maria
Blog-Ternura de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai