Powered By Blogger

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Como é que Deus "salva" ou transforma...?

Como é que Deus "salva" ou transforma...?: Será o entendimento Evangélico da salvação apenas através da fé e da graça a única forma de compreender e experimentar como o Divino toca e transforma os humanos? Poderão os Evangélicos impor uma forma particular de experimentar Deus, tal como se encontra na Bíblia, às outras religiões? Por exemplo, poderá a experiência muçulmana de “submissão a Deus”, ou a mensagem de Buda sobre iluminação, ou o sentido Hindu de moksha como unidade total com Brahman, o Derradeiro, ou o sentido chinês de viver na harmonia do ying-yang – poderão estes ser também formas diferentes de experimentar e falar sobre como Algo Mais entra ou emana do ser humano de forma a mudar o individuo e o mundo?

Se existem outras formas pelas quais o Divino “salva” e transforma, outras formas que são importantes não apenas para outros povos mas para toda a humanidade, então o diálogo não é apenas uma “competição sagrada” em que as várias reivindicações do tipo “único e exclusivo” tentam perceber que tem razão. Terá de ser um diálogo em que as religiões terão de se confrontar e corrigir mutuamente; tem de ser um diálogo em que as religiões devem cooperar, em vez de competir. Se Deus se revela e salta através de muitas religiões e não apenas uma, então o diálogo deve permitir que as religiões, ouvindo-se mutuamente, aprendam mais sobre este Deus que é sempre mais do que alguma delas pode alguma vez saber.

Paul F. Knitter, Introducing Theologies of Religions, p. 59

*******************************************************************************************

É a falta de conhecimento sobre as diversas crenças e Revelações Divinas, que mantém este padrão de absolutismo religioso, o sentimento ou impressão que apenas uma determinada Revelação, crença ou igreja, pode levar o homem a salvação. Algo absurdo,  onde se subestima a crença dos diversos povo através das revelações Divinas que surgiram antes e depois do Cristianismo, uma maneira de usar a religiosidade para manter fiéis, estimulando o medo, a estranheza, a superioridade. Isto tem demonstrado ineficaz  na mudança  da sociedade, que continua tão sem espiritualidade, como um processo de ação de melhoria, estimulando inclusive o fanatismo e separando a humanidade em seitas...pois seita é a divisão da própria revelação em várias denominações e igrejas.....
O episodio ocorrido nos EUA com sinais de intolerância por minorias, levou o autor a exterminar vidas e ferir várias pessoas em um ambiente onde elas oravam e pensavam no bem-estar de todos.
Todos, estamos no mesmo barco ! Sônia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai