Powered By Blogger

sábado, 14 de setembro de 2013

Roda de Conversa com crianças e adolescente na Sede Baháï- A historia das Quatro Velas!

                                                                                 


                                                        

Roda de Conversa com Crianças e Adolescente na Sede Bahá'i
                                História das Quatro Velas


        Foi uma linda Oficina,  onde as crianças envolveram-se bastante na atividade.
Iniciamos como sempre, com Orações na roda, onde cada uma escolheu qual ia recitar, lendo ou memorizada.
Antes desta atividade da roda, reforçamos o silencio, o respeito por quem está lendo, fechar os olhos para náo se distrair..
E vemos que já percebem o quão isso é importante. pois logo ficam quietas, calmas.

Depois, explicamos sobre como iríamos contar a história. dramatizando envolvendo todos e escolhendo crianças para serem velas.
História das 4 Velas 
"Quatro velas estavam queimando calmamente.
O ambiente estava táo silencioso que podia se ouvir o diálogo que travavam .
A primeira disse:
-Eu sou a PAZ ! 
Apesar de minha luz as pessoas não conseguem manter-me, acho que vou apagar..E dimiuindo devagarinho, apagou completamente.

- A segunda vela disse: Eu me chamo FÉ ! 
Infelizmente sou muito supérflua. As pessoas não querem saber de Deus. Não faz sentido continuar queimando. Ao terminar sua fala, um vento levemente bateu sobre ela, e esta
 se apagou.

Baixinho e triste,  a terceira vela se manifestou:
- Eu sou o AMOR ! 
Não tenho mais forças para queimar. As pessoas me deixam de lado, só conseguem se enxergar, esquecem-se até daqueles à  sua volta que lhes amam. E sem esperar apagou-se.

-De repente - entrou uma criança e viu as 3 velas apagadas.
-Que é isto? Vocés deviam queimar e ficar acesas até o fim.
Dizendo isso comeou a chorar.
Então a quarta vela falou: 
- Não tenhas medo criança, enquanto eu queimar podemos acender as outras velas, eu sou a ESPERANÇA!
A criança com os olhos brilhantes pegou a vela que restava e acendeu todas as outras;
 "QUE A VELA DA ESPERANÇA NUNCA SE APAGUE DENTRO DE NÓS..
Cada criança escolheu que vela queria ser, e uma outra escolhi para ser o personagem do final da história, e outra a vela da ESPERANÇA
 Fizeram desenhos com as 4 Velas.
Colocando algumas fotos:




 Fotos da atividade, náo podem ser copiadas nem compartilhadas por outras pessoas, protegendo as crianças.Fechando novamente com a foto grande da 
VELA DA ESPERANÇA - QUE REACENDEU A TODAS AS OUTRAS.


Temos poucas criancas na comunidade, algumas moram longe, e nem sempre estamos com todas em todos os domingos
Uma atividade aberta para qualquer criança. 
Sempre convidamos, o pessoal amigos, mas  parece que náo  s e valoriza,  ou têm preconceitos?
Não importa o numero pequeno dos que participam!
Interessados podem acessar o e-mail:
ael.londrina@bahai.org.br
Oferecemos educação para a Paz , e isto é fundamental para um mundo mergulhado na violência, desamor, indiferença, preconceitos,alienação, guerras....
 Vejamos o Vídeo - Te ofereço Paz 

Sejamos velas de esperança, especialmente para as Crianças ! Hoje a tarde estaremos com Mulheres numa Oficina e contaremos esta história. 
Um bom final de semana.
Simplesmente Sonia Maria
Atom 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai