Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mensagem do SG das ONU por ocasião do Dia Internacional das Famílias

Mensagem do SG das ONU por ocasião do Dia Internacional das Famílias:

15 Maio 2013

“Promover a integração Social e a Solidariedade entre as gerações” é o lema das celebrações do Dia Internacional das Famílias, que se assinala esta quarta-feira, 15, e está muito presente nesta mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que reproduzimos aqui na integre.


"As famílias mantêm as sociedades unidas, e as relações intergeracionais prolongam esse legado no tempo. O dia Internacional das Famílias deste ano é uma ocasião para celebrar as relações entre todos os membros da constelação que compõe uma família. É também uma oportunidade para refletir sobre a forma como elas são afetadas por tendências sociais e económicas, e sobre o que podemos fazer para fortalecer as famílias em resposta a isso.

O desemprego obriga muitos jovens, muitas vezes ansiosos por ser independentes, a continuar a depender dos seus pais mais tempo do que o esperado. A falta de creches e infantários acessíveis está a complicar os esforços dos pais em famílias em que os dois cônjuges trabalham para combinar as obrigações familiares com o trabalho. Ao mesmo tempo que somos bem sucedidos na nossa procura por prolongar vidas, precisamos de ter mais atenção a pensões inadequadas e cuidados para idosos.

Estes desafios tornam o apoio da família mais importante que nunca: para o jovem à procura de emprego, enquanto vive com os seus pais, para o avô que conta com os seus filhos para o abrigo e cuidado, e para os muitos membros de famílias extensas que assumem responsabilidades de tomar conta das crianças.

Em todo o mundo, os membros das famílias estão a fazer a sua parte. Eles merecem o apoio de políticos e tomadores de decisão, de instituições públicas e empresas privadas.

Há um crescente reconhecimento em todo o mundo que é preciso fortalecer as políticas de promoção da solidariedade entre gerações e apoiar programas e iniciativas intergeracionais. Evidências mostram que pensões adequadas e apoio ao cuidado ajudam, não somente as pessoas mais velhas, mas famílias inteiras. Programas intergeracionais de promoção ao voluntariado beneficiam jovens e idosos de todas as gerações. As oportunidades para as pessoas de todas as idades se relacionarem revitalizam comunidades inteiras.

As iniciativas intergeracionais também abordam as prioridades de desenvolvimento globais. Elas combatem a desigualdade e a exclusão, incentivam a cidadania ativa e até mesmo melhoram a infra-estrutura pública por meio de projetos de base comunitária.

Neste Dia Internacional das Famílias, exorto os governos, a sociedade civil, famílias e indivíduos a apoiarem as iniciativas que unem as pessoas ao longo de gerações para a construção de um mundo mais saudável para todos".

ASemana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai