Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Estabelecendo uma Civilização em que os elementos masculinos e femininos estejam mais equilibrados

Estabelecendo uma Civilização em que os elementos masculinos e femininos estejam mais equilibrados:
"Todas as sociedades do mundo estão em crise, em maior ou menor grau.
Há uma crise de valores que se reflete na corrupção e os escândalos que na maioria das vezes envolvem membros de governo , no aumento do crime e
da delinquência, na ênfase do materialismo e na busca de prazer.
Há uma crise ecológica gerada pela atitude exploradora que os seres humanos tem provocado em relação a natureza
Há uma crise de pobreza, que se aprofunda mais a cada ano, alimentada pelo materialismo, cobiça e a sociedade de consumo, e complementada pela pouca consciência sobre a profundidade de interdependência que entrelaça todos os seres humanos.
Estes graves problemas que estão ameaçando o planeta não podem ser resolvidos somente através de "soluções técnicas".
Tem que haver uma profunda mudança nos valores.
A sociedade inteira necessita justamente de aprofundar aqueles valores em que as mulheres tradicionalmente tem sido fortes.
As Escrituras Bahá'is explicam:
"Entretanto, para que isto suceda não é suficiente apenas que as MULHERES participem na sociedade.
Necessitam fazê-lo sem imitar os homens, reconhecendo quão valiosos são seus próprios valores e perspectivas e compartilhando-os sem impor e sem ter vergonha deles.
Devido as suas qualidades, a mulher pode realizar um papel importante na tarefa gigantesca que enfrenta as nações de atingir a " reorganização e administração do mundo como um só país, o lar da humanidade"
De fato, as Escrituras Bahá'is afirmam que uma maior participação genuína da mulher nos assuntos internacionais contribuirá ao estabelecimento da paz
"A mulher por sua natureza opõe-se a guerra, ela é partidária da paz. As crianças são criadas e educadas pelas mães, que lhes proporcionam os primeiros princípios educativos e trabalham assíduamente em benefício deles.
Considerai por exemplo, uma mãe que tenha criado ternamente seu filho até os vinte anos, até a maturidade. Seguramente não consentirá que esse filho seja despedaçado e vitimado no campo de batalha.
Portanto, a medida que a mulher progrida ao nível do homem em poder e privilégios, com direito ao voto e controle no governo humano, seguramente as guerras cessarão; pois a mulher é por natureza a mais dedicada defensora da paz internacional." Escritos Bahá'is




As Comunidades Bahái's educam as mulheres para serem agentes de PAZ- pacificadoras, e serem agentes de transformação na sociedade como mães e cidadãs ao lado dos homens.
É preciso que a s mulheres em todo mundo adotem uma nova visão sobre seu avanço social e melhoria do status interior, porque apenas o avanço material e intelectual não garantirá sua participação efetiva nas mudanças de paradigmas que a tornarão pacificadoras do planeta: senão, continuarão manifestando a igualdade como uma imitação do padrão masculino voltado ao poder, a opressão, e estimuladora também das guerras.
A igualdade foi permitida para um novo avanço em sua contribuição na construção de uma sociedade pacífica.
NOTA: O Texto publicado foi extraído da Cartilha; "Homens e Mulheres -Companheiros Verdadeiros" pag 11 e 12 - Documento elaborado pela Comunidade Bahái da Argentina - 1º Conferência Internacional Bahái do Cone Sul "Homens e Mulheres Unidos em Prol da Evolução do Mundo da Mulher"Rosário-Argentina.
Traduzido pela Comunidade Bahái do Brasil - 1999
Conferência em que estivemos presente.
Sônia
atom
atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai