Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Postagem de sonia maria goes-Mensagem sobre situação da saúde , dirigida a Presidente Dilma



DE LONDRINA, ONDE TAMBÉM a situação de saúde é caótica....

 Link para esta postagem:
 https://profiles.google.com/sonia.pfeliz/posts/aTQhjfMG3HP?authuser=0
17:31 sonia maria goes: A Presidente Dilma está equivocada. Nunca faltou dinheiro para a saúde. Faltou e falta é gestão- uso da máquina para outros interesses, recursos financeiros desviados dos programas para áreas de outros interesses, interresses, excesso de cargos de confiança. tanto a nível estadual como local, técnicos com competência muitas desvalorizados, falta uma politica de RH justa, excesso de instâncias ´reuniões e mais reuniões, poucas viagens de supervisão e capacitação no nível local, muitos PSF que não atendem os protocolos, estimulo a medicina especializada. programas básicos de saúde ineficazes apesar de tudo está definido ´protocolos, metas, relatórios, funcionando com equipe multiprofissionais competentes e comprometidas com o bem estar humano e não atrelada a interesses partidários, onde toda hora troca-se de chefias de coordenadores ,baixos salarios para Enfermeiras, auxiliares de Enfermagem acarretando alta rotatividade e perda de pessoal treinado,privilegiando-se na questão salarial muito mais a área médica, um modelo de saúde sem visão integral e holística. falta auditoria, capacitação de Gestores Municipais,, Conselhos Municipais de Saúde fiscalizando o Plano Municipal de Saúde. conselhos locais de saúde funcionando livre do partidarismo...

Falta é implementar o controle social do SUS.Trabalhei no SUS, 31 anos, a gente sabe, a gente viu o que acontece......

Falta é consciência hoje em todo área pública.

Descaso com o que é publico.

Sou Enfermeira Sanitarista, agora aposentada, hoje portadora de cirrose hepática por Hepatie C via transfusão de sangue, passei anos com sintomas , indo pra lá e pra cá  sem uma historia clinica levantada, mesmo sendo Enfermeira dentro do SUS , uma doença mal-diagnosticada na Rede Básica, atrelada ao Programas de Hepatite B e AIDS, hoje indignada, nem uso o atendimento do SUS do qual durante anos fui uma pessoa comprometida com  o mesmo, com o bem-estar de todos, sem filiação partidária, mas cumprindo e desenvolvendo os programas apesar dos entraves, barreiras colocadas pelo próprio sistema.

Não adianta mudar o nome do imposto, há necessidade de mudar o rumo da gestão da saúde. e não continuar mantendo a saúde como uma estratégia política-eleitoreira.

Nunca estivemos tão mal: taxas de cobertura vacinal baixas, assistência pré-natal fragilizada, alto risco pior ainda, níveis 2 da Regionalização de Saúde obstruído, sem facilitar e agilizar atendimentos, instalações de saúde sucateadas, ambulâncias paradas.

Que o governo não repita o erros do passado. O problemaa é de gestão.. Estive na Primeira Conferencia Nacional de Saúde. O Brasill tem excelentes Sanitaristas, formei-me na USP, sempre foi um exemplo de capacitação..

Sônia ex servidora do SUS, mas continuando como aposentada , contribuindo na cidadania em saúde- tão fraca e desrespeitada como o sistema. 
Presidente Dilma, tudo continuará o mesmo..

Por que o Ministério da Saúde não aplica uma avaliação do Sistema com os profissionais de todos os níveis que trabalham no mesmo e com os usuários ?

Saúde é o resultado de uma série de ações e estratégias- agua, habirtação, educação para cidadania em saúde, nutrição adequada, programas de Aleitamento Materno funcionando bem, com uma equipe do PSF competente, com redes de amamentação comunitárias, Programa de terapia de Reidratação Oral funcionando- programas altamente eficzes e baratos- o que precisa para torná-los fortes: monitoramento , reuniões educativas, descentralização das ações no máximo que puder....

Medicina fazendo  parte da assistência muito mais  a doença, hoje muito voltada para o diagnóstico, nem sempre atento na Saúde Publica aos doenças com  maior morbidade e mortalidade. Ainda falta muito para os profissionais médicos estarem voltados para atenção a saúde integral e multi-profissional.

Mas atenção a saúde não é apenas assistencia médica. Continuamos atrasados na concepção de atendimento a saúde...O que vemos é atendimento aos agravos, as doenças. Como manter cuidados e qualidade dentro dos danos a saude, isto é fundamental.

Sônia - tentando colaborar...

 Flores para a Sra. Presidente....
 Nós mulheres, esperamos que a saúde torne-se um espaço educativo, de cidadania, de respeito por nossas crianças, pelas que estão a nascer e que ainda vemos neste país gestantes sendo humilhadas, batendo nas portas das maternidades, sendo desrespeitadas, e com um modelo de saúde que não consegue implementar uma politica de desestimulo as cesarianas e aos partos induzidos, nem implanta e normatiza o método canguru como a melhor alternativa de sobrevida e cuidados para os prematuros, que morrem nas UTIS superlotadas, por que pré-natais de alto risco não garantem acesso a serviços obstétricos, ou  porque não temos tempo de manter serviços adequados de parto humanizados..já que os mesmos demoram e exigem permanência de equipes qualificadas e participação da familia...
Por azar o u sorte também sou Enfermeira Obstétrica e vivenciei a realidade da obstetrícia em várias cidades do Brasil..
Dilma diz que vai 'contra a corrente' e assegura que falta dinheiro para a saúde - O GLOBO - Últimas notícias

Um comentário:

  1. Sonia,excelente o seu texto e tb me sinto indignada com algumas coisas ditas pela presidente.Acredito que saude é mesmo uma série de medidas conjuntas que trarão mais consciencia á população.bjs,

    ResponderExcluir

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai