Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de abril de 2011

'A Familia livre da Violencia " -O Alicerce da Construção de uma civilização pacífica -Dr. Hossein B. Danesh





A situação da violência na família hoje constitui um dos maiores problemas que a sociedade enfrenta.
Muitos artigos, sites, Blogs fazendo denuncias, publicando artigos, textos de educadores, profissionais da área de Saúde Mental.....

Hoje estamos contribuindo com um trabalho apresentado por Dr. Hossein B. Danesh, no Ano da Família instituído pelas Nações Unidas(1994) -Simpósio
de iniciativa da Comunidade Internacional Bahái- UNIFEM-UNICEF em Nova Iorque  - 23 à 25 de maio de 1994

No livro Publicado pela Editora Paz , traduzido do original em inglês
 "The violence free family", co-patrocinado pela Comunidade  Internacional Bahá'i, UNIFEM  e UNICEF, o autor faz várias considerações já na Introdução e apresentação do Tema na Conferencia:

" Não é mais universalmente aceito o conceito de que a família é essencial para o bem-estar do indivíduo e da sociedade.Existem muitos conceitos, válidos, relacionados ao papel da família, tanto no passado como no presente. Em algumas áreas, a própria validade e utilidade da família está sendo questionada.
As principais preocupações com família giram em torno da posição das meninas e das mulheres na família e a maneira pela qual  são injustamente tratadas pelos meninos e pelos homens.
 Uma outra preocupação é que essas práticas abusivas têm ocorrido no passado e continuam ocorrendo, justificadamente segundo alguns padrões culturais, crenças religiosas e infundadas teorias e documentos "científicos".
Outra preocupação séria, sobre a família, está relacionada com o papel VITAL DOS PAIS em educar a próxima geração de crianças.
Muitos questionam a conveniência dos filhos serem criados pelos próprios pais, tendo havido até o surgimento de instituições alternativas para criação de crianças, com resultados animadores.
Ainda outra área de preocupações é a justificativa freqüente da violência e preconceito contra membros não oriundos da família, em nome da solidariedade familiar e do relacionamento consangüíneo.
Todas estas preocupações têm levantado questões legítimas sobre a família e seu papel na sociedade contemporânea.
Esta apresentação trata especificamente de três questões:

1-Deve a família como existe atualmente ser abolida?
2- Podemos viver sem a família tradicional?
3-Existe uma alternativa viável para a família tradicional?

Na tentativa de responder a estas questões, este ensaio apresentará as características principais da família baseada na UNIDADE como a tentativa mais prática para criar a FAMÍLIA LIVRE DA VIOLÊNCIA.
Finalmente, serão apresentadas três recomendações específicas a serem consideradas pelos líderes políticos do mundo e pelas Nações Unidas e suas agências afiliadas. "

Estaremos publicando novas postagens e já apresentamos  as 3 recomendações fundamentais para se construir FAMÍLIAS BASEADAS NA UNIDADE E LIVRES DA VIOLÊNCIA :
1- PROMOVER A UNIDADE FAMILIAR
2- DAR PRIORIDADE  À FAMÍLIA
3- DAR PRIORIDADE À EDUCAÇÃO DAS MULHERES



"Uma realidade das mais alarmantes e  devastadoras de nossos tempos é o fato de que a  instituição da família tem se tornado cada dia mais violenta e desestruturadas. No passado  a família era vista com um certo grau de deferência e respeito. Isso não mais ocorre. Temos agora muito mais famílias despedaçadas e revoltadas , do que em tempos pacíficos. De alguma forma as crianças e os jovens educados em muitas famílias  americanas demonstram características similares às de crianças retiradas de uma zona de guerra..."
 disse Dr. Danesh em 1994

E hoje,  no Brasil, em  toda América Latina e no planeta  este mesmo patamar de violência com essas  características, estão tornando-se  comum a inúmeras famílias .


Dr. Danesh B. Houssein  é Diretor da Academia de Landegg e o Instituto para Educação e Desenvolvimento Internacional  em Weinacht-Suíça, Médico Psiquiatra .


Uma boa-noite ! Sônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai