Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O assunto é saúde: "Cada dia parece que a Saúde Pública está mais fragilizada no país...

Hoje,em período de recuperação, devido um trauma na perna,  enfrentando a cirrose hepática, provocada pela Hepatite C, adquirida  em transfusões de sangue, na década de 70, escrevendo novamente sobre saúde. ou doença?
Há uma grande presunção em querermos dar saúde para as pessoas, pois isto tem a ver com nutrição, saneamento, educação, habitação, nutrição, boa qualidade de atendimento seja publico ou privado um atendimento que exige historia clinica adequada, que deixaram de ser realizadas, substituindo o diagnóstico por exames apenas, sem levar em conta a morbidade local, os antecedentes pessoais e familiares dos pacientes......

As noticias na Internet sobre saúde, ou melhor doenças e não alcance de metas na Campanhas de Vacinação, me fez voltar a escrever sobre o assunto.
Vendo o fraco alcance das metas de vacinação, num país, que no passado alcançava metas de 90%  ou mais de vacinação sabin, e em média de 75 a 800% na vacinação contra o sarampo, fico aqui pensando que estamos andando para trás na Saúde Pública.
Participei e organizei várias campanhas de vacinação no Estado do Paraná - era uma atividade até festiva, mobilizava-se o exercito, os escoteiros, o pessoal do Rotary, planejávamos a campanha - uns 15 dias antes em treinamento com todos,  e no dia formávamos um grande contingente entusiasmado em realizar algo especial e eficaz  para a saúde das crianças...
A cidade enchia-se de espaços de vacinação e em Curitiba, onde morava na época,  até a Sede Bahái ficou credenciada para Posto de Vacinação contra a Poliomielite.

Está todo mundo desanimado ? Não fazemos por amor,  por um motivo de ser uma fonte de melhoria na saúde infantil ? 

Realmente a gente tem que ficar triste com tudo isso....


Em relação a Hepatites e AIDS agora sendo priorizado um trabalho junto aos indígenas, fico aqui pensando o quanto teremos realmente fôlego e entusiasmo para levar esta proposta avante, já que irá exigir mudanças culturais, principalmente a AIDS e Hepatite B (mais fácil devido a vacinação). Porém o aumento das doenças nestes povos deve-se a imitação de padrão de vida dos não-índios, a pobreza que acomete aos mesmos, a prostituição, o alcoolismo..
Os povos indígenas há anos são mal-assistidos na saúde, nós sabemos disso há muito tempo...Hoje não são apenas as hepatites que dizimam os índios, a tuberculose há muitos anos chegou as aldeias e o atendimento sempre foi fraco , aumento devido a má-nutrição,alcoolismo... mobilidade da população indígena entre aldeias, situação a ser considerada sempre no planejamento de qualquer agravo transmissível...... vivem mais juntos.... aglomeram-se... faz parte do modo de conviver.


E lá vamos nós falando novamente sobre Hepatite C.
Com uma rede de atendimento tão fragilizada em todo o país, apesar da noticia de acesso aos novos medicamentos, testes mais rápidos, logo nos deparamos com a falta de kits para os exames.....Estou há um ano e 6 meses com o diagnóstico, sem procurar o SUS, já que o primeiro atendimento no nível secundário, me deixou mais derrubada que a doença.... Instalações indignas... Merecemos ser atendidos em espaços desconfortávies, inadequados, deprimentes?  Com forro com buraco? Para mim que trabalhei no SUS isto foi uma agressão ao meu fígado também. Nesta caminhada, estudei bastante, percebi o valor da dieta mais adequada, não uso álcool há mais de 39 anos, pensei se estou com um prognóstico tão ruim, vou mesmo é viver os segundos, minutos e dias alegrando meu ser interior, desenvolvendo ações alegres com crianças, adultos, vivinhos, familiares,contatos, e minha comunidade. Colocar a alegria num patamar que melhore minhas funções vitais e hepáticas. Tenho tido melhora até agora.....Os indicadores da cirrose parece terem estacionado, consigo ser ativa e sei que quando saio do limite alimentar ou físico tenho sinais de aumento de edema  ou sangramento na pele.... Não tomo retro-virais- na minha idade uma agressão ainda maior?
Sinceramente, acredito que o vírus tem o seu poder sobre a doença, mas o terreno onde se instala muito importante e menos valorizado no prognóstico - qualidade hepática tem a ver também com padrão e modelo de vida de cada um...
As  lutas pela hepatite continuam, mas também os pacientes de outros agravos são mal-assistidos ( trabalhei com pacientes com vários agravos) e uma cidadania pouco esclarecida a ponto de ainda acharem em entrevista na TV que a Hepatite C é transmitida mesmo por via sexual, sendo esta via a de menor capacidade de transmissão.  Mas.....  SANGUE CONTAMINADO, SEJA ATRAVÉS DE TRANSFUSÕES, USO DE SERINGAS COMPARTILHADAS  ESTAS SIM CONSISTEM A GRANDE CAUSA DE TRANSMISSÃO DA HEPATITE C.

Adquirir melhor nível de saúde tem a ver com:  qualidade de vida que requer: educação, sistemas de saúde comprometidos com a melhoria da vida de todos, habitação, nutrição, instalações e equipamentos de saúde acessíveis a todos sem burocracia, ágil, insumos, emprego, salários adequados, direitos de aposentadoria por doença, cidadania e modos de viver de cada um...
Combater o alcoolismo através de um Programa educativo nos ambulatórios de Hepatologias e no SUS- atenção básica, PSF e Centro de Especialidades..

Cirrose e alcoolismo realmente não dão certo mesmo, pois o próprio álcool é causador de cirrose...
Sônia- Enfermeira Sanitarista- agora aposentada,vitimada pela Hepatite C em transfusões na década de 70. portadora hoje de cirrose hepática.. Colaborando na área de cidadania e educação para a saúde não só das hepatites mas em vários momentos em que seja necessário contribuir....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai