Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Comunidade Bahá'i de Londrina celebra o inicio dos dias de Ayyam-i-Há -Dias de amizade, solidariedade, generosidade....


Celebração do Inicio dos Dias de Ayyam-I-Há  " Nosso menorzinho participante, de 1 ano e 2 meses, Kiyan , filho da familia Bahador, Pioneiros Iraninaos em Arapongas-Pr,nos braços de sua  prima Yassamin.

Comunidade Bahái de Londrina -Agrupamento Estrela Briilhante deu incio a Ceçlebração dos Dias de Ayyam-i-Há com um lindo dia Comunitário, aberto ao público em sua Sede Bahái .
Foto acima .do Lago Igapó bem próximo da
 Sede Bahai Local. 

Participaram 32 pessoas  de idades. etnais. crenças diversas , tão difrentes, como diferente é  e devrá ser sempre a diversidade nas Comunidades.
Em relação à idade> 1 pessoinha com 1 anos e 2 meses, 2 de 3 anos e 1 com e  com mais de 80 anos...E isso é maravilhoso ! Mas todas foram envolvidas no espirito da Festividade
.As fotos abaixo  mostram  o espírito do Dia !

Cidades. Londrina. Rolândia e Arapongas Pr  e 2 jovens visitantes que atualmente estudam em outra s cidades:Pelotas (RS) e São Carlos (SP)

Mensagem BAHÁ'I , lida na abertura dos Dias  de  AYYAM-Y-HÁ - 26 de fevereiro á 1  de março --  explicaando  e orientando  a Comunidade e a sociedade em geral ,sobre o significado.
São Dias ,que antecedem o período de Jejum  Bahá'i.



"Em todos os tempos gostamos de vos verdes assoicardes uns aos outros em amizade conocórdia, dentro do paraíso de Meu  bwneplácito e de inalar de vossos atos a frgrãncia da amizade e união, da benevolência e de amor universal.
Assim vos aconselha o Onipotente, o Fiel.
Estaremos sempre convosco se inalarmos o perfume de vosso espírito fraternal.
Nosso coração certamente se regozijará, pois nada, a não ser isto, Nos pode satisfazer.Disto dá testemunho todo homem de verdadeira compreensão."
´                                 Bahá'u'lláh --Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh -p 196

Programa realizado:

- Abertura : Boas-vindas a todos os amigos , por Membro da Assembléia Espiritual Local dos Baha'is de Londrina , fazendo a Leitura da Mensagem

-Oficina Lúdica  baseada no poema " As Mãos de Deus " repasse de informações sobre o significado das mãos quando a usamos para serviço humano, o efeito  do uso de 1 mão e o impacto de muitas maõs juntas voltadas para realizar ações humanas espiritualizdas, atos de serviço  simbolizandio  isto com um bambolê, que foi colocado para cada grupo (4 grupos), um só de crianças( 2 crianças de 3 anos, 1 de 6 anos e uma de 8 anos).Explicado que deveriamos conversar sobre como estamos usando nossas mãos: cuidar de pessoas, dar carinho,afago,abraçar afetuosamente,cooperar, cozinhas,orar, escrever, tocar instrumentos, levar Mensagens positivs para pessoas etc. e depois desenhar sua mao, escrever num papel o que deseja avançar e atingir a meta de ter "Mãos de Deus- maõs que colaboram, contribuem, cooperam, cuidam, criam 
Foi muito interessante e a participação foi ótima ! 
Observação mais legal foi da Karina, com 3 anos de idade que  disse primeiramente: "Eu quero fazer um anel para minha mão" e depois de maneira sincera, disse:eu não faço nada com minhas mãos...Avançando na comprensão com a mesma , que era do  chegou a conclusão que ela arrumava os brinquedos .. e disse que agora vai usar as mãoes para orar.
Bem todos fizeram as mãos,em grupo,  escreveram suas mensgens  foram colocadas num Painel, pela pessoa que expressva a todos  sua meta ,,antes de anexar a mesma.(vejam fotos).Tódos mostraram interesse e alegria na ação grupal.

-Em seguida Brincadeira  da colher com ovo cozido, primeiramente com as crianças e depois com dois adultos. Foi legal ,divertido, integrador , e as crianças foram presenteadas com os bambolês pela participaçao.

-P ara finalizar, fechar , com movimentação, cantoria e dança coletiva, coordenamos o momento da Biodança ."Este mundo é uma bola" de autoria de Nilsa Zimmermann, Musicista e professora de Biodança: explicamos com seria- uma dança de expressão livre , iriamos dançar girando como uma bola, depois dançar em parceria , dançar em fila e finalmente dançar em roda- mas sem interferir.....
Colocamos o disco e aprendemos  a canção, curtinha e fácil, afastamos as cadeiras e  quase todos entraram na biodança- girando, dançando solto ou em parceria, crianças, pré-jovens  jovens e adultos. 
O pessoal gostou tanto, que fizemos duas vezes.

Comentário de um amiga vistante pela primeira vez:"Porque você não dá aula de dança? Eu nao sou dançarina, eu faço estas coisas  com crianças principalmente. Ela disse porque não faz outra vez com o pessoal da terceira idade? Gostaria de participar  novamente. Uma boa idéia não









Letra da Música : "Este Mundo é uma Bola"

Este mundo é uma bola
  a girar constantemente,
  Vou sair por este mundo
                 dando um giro tão-somente         

          Vamos todos cair na dança
     essa dança não faz mal.
   Danço eu, dança você
dançam todos afinal

Música do folclore do Paraná




O espírito em  ações Comunitárias baseia-se e na ajuda e esforço de todos, para oferecer aos amigos, aos visitantes o que de melhor resulta de um trabalho em grupo..
São momentos  de manifestar ações grupais. E o momento do organizar o almoço, foi o que mais retratou o esforço de todos: os membros da comunidade trouxeram os alimentos,, cuja base era arroz, saladas foram montadas, mesa central arrumadas, pratos , talheres, copos organizados, arrumados,  
O mais idosos e crianças sendo servidos carinhosamente e isto produzia uma  grande mobilização,Houve uma movimentação  grupal desde o início até o finalização, baseada na unidade,. Esta movimentação e esforço conjunto retrarama a unidade , que foi comentada por particpantes no evento.


Foi uma Domingo de AYYAM_I_HÀ mesmo! Com  genros idade, carinho, alegria genuína, unidade em ação a serviço de todos !
Todos nós ficamos gratos a Baháu'lláh , por termos construído este Dia juntos.







Apresentação de algumas fotos com observações:




Atividade da Oficina lúdica, adultos ajudando  crianças em lerem suas Mensagens.


Adultos na brincadeira de corrida com  ovo !


Foto com todos os participantes, menos o Cláudio que tirava as fotos.

Os pequeninhos e crianças maiores na roda com o bambolê para atividade ludica. 

E os adultos partcipando entusiásticamene  da Oficina !

E não é que elas gostaram ?

Particpante lendo sua Mensagem , antes de fixá-la no painel.
,


Crianças ganhando os bambol~es usados na Oficina, pela participação .pmeu grupo de trabalho

Participantes na ação de Biodança...girando, rodando , como uma bola!



go do encerrramento com  agora com o Clpaudio ...
                                              A Comunidde bahái  local ,expressou através de Faezeh os agradecimentos a   Sra. Mafalda Bomgiovanni , pois há mais de 20 anos atrás, ela que conduzia um Programa de Tv em Londrina, abriu o seu Programa para divulgar a Mensagem Bahái, apoiou sempre as ações, estimulou sempre a Faezeh....  e a Comunidade expressou sua gratidão,carinho e  ao mesmo tempo feliz da mesma estar participando do Dia! Foi presenteada com um jarro de flores.

                                               Citando de maneira especial a nossa admiração pela Sra. Carmelina, bahá'i com mais de 80 anos, membro da Comunidade ha uns dois anos, sempre estimulando ações e  assidua participante das Reuniões Devocionais na sede.  PESQUISADORA E ADEPTA de  movimento de logosofia , buscadora,, .Hoje membro da comunidade, sempre diz: "aqui eu achei e percebi a unidade e o amor de Deus em todos....                

Não consigo fazer melhor as montagens. de muitas fotos. Mas,penso que dá para perceber o momento especial da Abertura dos Dias de AYYAM-I-HÁ " .

   ENCERRANDO  COM UMA CANÇÃO ........ Sônia -   fELIZ aYYAM-i-hÁ PARA TODOS !

LONDRINA-28 DE FEVEREIRO DE 2011
Nota :Nilsa Zimemerman, tem a venda os Livros sobre "O Mundo encantado da Musica- o Volume V -trata da biodabça. Pode ser comprado on-line na Saraiva, Edições Paulinas . No manuál vem junto o CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai