Powered By Blogger

domingo, 26 de junho de 2011

UBUNTU, O QUE SIGNIFICA?

UBUNTU, O QUE SIGNIFICA?: "
Achei maravilhosa uma história que recebi por email e compartilho com todos os leitores deste Blog para aprendermos mais uma lição que devia servir para melhorarmos a nossa Sociedade cada vez mais desigual e competitiva onde prevalece mais o ter do que o ser.
A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), apresentou um caso de uma tribo em África onde um antropólogo estava estudando seus usos e costumes e quando terminou seu trabalho teve que esperar pelo transporte que o levaria até ao aeroporto de volta para casa. Sobrava ainda muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo. Então, propôs uma brincadeira simples para as crianças que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de guloseimas na cidade e colocou tudo num cesto muito bonito e o escondeu atrás de uma árvore. Depois chamou todas as crianças e combinou que quando dissesse 'já!', elas deveriam ir correndo até à árvore e a que chegasse primeiro ficaria com tudo o que estava dentro do cesto.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele traçou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse 'Já!', instantaneamente todas as crianças deram as mãos umas ás outras e saíram correndo em direcção à árvore.
Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comeram, felizes. O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque é que tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo e assim ganharia mais doces. Elas simplesmente responderam:
- "Ubuntu, tio. Como poderia uma só ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando, estudando aquela tribo, e ainda não havia compreendido a essência daquele povo. Sem se aperceber estava introduzindo algo mau (o egoismo) contrário à sua cultura. Ubuntu significa: “Somos todos nós!'
Atente para o detalhe: “SOMOS”, não pelo que temos...
Caro leitor, acesse o blog para ler outros artigos e acompanhar as novidades. Artigo original de Alvorecer 2006-2011 - Todos os direitos reservados

Blog- http://alvorecer-escriba-blogspot.com/


Muito lindo, Ubuntu para todos. Sõnia

Um comentário:

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai