Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Voltando de viagem, estimulando Oração do Amanhecer para mim e para quem o desejar !


Voltando de viagem, após passarmos 15 dias em Maceió, vendo os familiares, os amigos, e também participando de ações junto à  Comunidade Bahái Local, que estarei relatando em outra postgem.

Maceió, uma cidade onde o sol brilha quase o tempo todo! Sobra belexa,na natureza, um cenário peffeito, o mar esmeralda, azul-turqueza, os coqueiros nos presenteando com o vento,  e no ar o sentimento de que tudo está bem em toda parte.
 Nem por isso,as pessoas, iguais em outras cidades,encontram-se também alegres o tempo  inteiro...
De qualquer maneira sabemos  que o sol exterior sempre aparece apesar as niuvens, tempestades, nevoeiros, frios; ela está ali por trás de tudo isso...
Convivi com várias pessoas, que de maneira igual em outra cidades,  nas suas caminhadas, podemos perceber  que apenas o sol exterior no entanto, não  é capaz de trazer alegria interior e fazer todos caminharem sem as pedras do caminho, comum a todos nós.
Porque é preciso iluminar o coração e a alma , tão obstruidos(as) pela visão excessivamente materialista, ou sufocada pelos sofrimentos sem sabermos como amenizar tudo isso ou usar as pedras do caminho de maneira mais construtiva e menos dolorosa, com firmeza, esperança, mas principalmente compaixão, ternura e miisericódia.
Confundimos religiosidade com espiritualidade. Fé com milages a todo momento... Espiritualidade é um  processo dinâmico, onde usamos o poder das Orações e Meditações, sejam de qualquer crença, que nos capacite a entendermos nossos desafios, crises, dores e nos mantemos serenos, alegres e gratos a Deus, apesar de toda turbulência, e  possa transformar tristeza em alegria, medo em coragem, odio em amor, desespero em serenidade, impaciência em tranquilidade Nem todos as coisas serão resolvidas apenas com as nossa próprias forças ou desejos.Prcisamos entender o que está por tras dos momentos de crises , perdas, vazios interiores....
 E assim, tentamos estimular esta dinâmica com os amigos e até para mim mesma, pois afinal de contas estava viajando para mais longe, com os danos da cirrose hepática e um pouco aprensiva sobre como enfrentar alguma complicação sem
ter plano de saúde nacional.
E é sempre no uso e prática das Orações e Meditação como ensinado na Revelação Bahái, que encontro forças de serenidade, confiança e alegria apesar de tudo.
E valeu a pena estar por lá com os familiares e amigos, convivendo com todos, escutando todos e tentando ser uma fonte de apoio eficaz.
Recebi muito carinho, ternura e os laços de amizade ficaram inclusive mais fortes entre todos nós- amigos, parentes e vizinhos.
No entanto comi demias, o edema aumentou e a perna , a pele sangrou, nada grave...
Meu cunhado está com problemas de locomoção, várias amigas com doenças cronicas severas e traumáticas, e todos interessados em aprender maneiras que fortaleçam todos.
 As mulheres, especialmente, estão sempre mais voltdas para a espiritualidade e é por isso que suportam com mais coragem os desafios. Nós estamos sempre mais ativas, sevindo aos ouros, visitando doentes, dando apoio  e uma palavra de conforto..Movimento é fundamental para  acionarnmos forças inclusive curadoras ou reparadoras
Isolamenmto nos paralisa, nos amortece( o corpo e a alma).
 E neste processo de manter-se animada,  apesar das dores e das dificuldades,  indagamos mais, queremos saber mais, principalmente na terceira idade.
  Publicando a Oração do Amanhecer, presenteada  a todos com quem convivi,repassando agora por e-mail e pelo Blog.
Os  familiares,  amigas e vizinhas são de dinâmica religiosa diferente da minha, isto é muito positivo, pois Orações, todas tem o mesmo propósito-fortalecer o nosso eu interior..
Estimulei  minha irmã para fazê-la todo dia, ao lado ou junto com meu cunhado :


Oração do Amanhecer:

"Despertei abrigado por Ti, ó meu Deus, e quem busca este abrigo deve permanecer no Santuário da Tua proteção e na Fortaleza do  Teu amparo.
Ilumina o íntimo do meu ser, ó meu Senhor, com  os esplendores do Alvorecer da Tua Revelação, assim como iluminaste  meu ser exterior com a  luz matinal da Tua graça."- Oração Revelada por Bahá'u'lláh

Pode-se adquirir Folhetos de Orações gratuitamente acessando comunidades ou amigos baháis.
Pode-se adquirir livros de Orações:


Pode-se também acessar o Portal da Comunidade Bahái do Brasil e na web:




Um vídeo- produção Bahái .





Um bom amanhecer, iluminando todos os corações
Sônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai