Powered By Blogger

sábado, 2 de julho de 2011

"O que as mães devem considerar como prioridade na Educação das crianças? Me...

Enviado para você por simplesmentesônia através do Google Reader:

via MULHER-Potencialidade revelada- visão bahai de Simplesmente SôniaMaria em 01/07/11

Abdu'l-Bahá, sempre reunia-se com as Mulheres e as Mães, estimulando-as sobre a espiritualidade, e a importância das mesmas na educação das crianças.
  Quando visitou o Ocidente ,  em 1911, esteve reunido com muitas mulheres, em suas casa,  nas reuniões públicas.
No Livro "Seleção dos Escritos de Abdu'l-Bahá encontramos várias Mensagens dirigidas especificamente as mulheres,   estimulando-as sobre a importância da espiritualidade em suas vidas interiores,na promoção da igualdade, no seu papel como membros da Comunidade Bahá'i,  nas ações bahái's para promover o bem -estar humano e especialmente em relação a Educação das Crianças.
Em uma dessas Mensagens, disse Abdu'l-Bahá:
"As mães devem considerar PRIORITÁRIO, tudo que se relacione com a educação das crianças. Devem fazer todo esforço nesse sentido, pois quando o ramo está verde e tenro ele crescerá em qualquer direção no qual o orientardes.
Cumpre às mães portanto , criar seus pequenos do mesmo modo como o jardineiro cultiva  as plantas novinhas.
Que elas, dia e noite, esforcem-se para inculcar em seus filhos a fé e a certeza, e o temor a Deus, o amor ao Bem-Amado dos mundos, e todas as boas qualidades e características.
Sempre que  a mãe veja o filho proceder bem, deve elogiá-lo e aplaudi-lo, e alegrar-lhe o coração; e se a menor característica indesejável manifestar-se; deveria aconselhar o mesmo  e puni-lo usando métodos baseados na razão - até mesmo através de uma breve reprimenda, caso isso seja necessário.
Contudo, não é permissível bater numa criança. nem insultá-la, pois o caráter da criança será totalmente deturpado se ela for sujeitada a maus tratos ou abuso verbal."

Em outro Texto diz||:
Ò servas do Misericordioso....nutri vossas crianças desde a infância com o o leite de uma educação universal; desde seus primeiros dias, criai-as de modo a estabelecer firmemente no imo de seus corações, na própria natureza delas, um modo de vida que em todos os aspectos esteja conforme com os Ensinamentos divinos.
Pois as MÃES são as primeiras educadoras, os primeiros mentores; e verdadeiramente são as mães que determinam a felicidade, a futura grandeza, os modos corteses, a erudição e o discernimento, a compreensão, e a fé de seus pequeninos..."

Textos do Livro:"Seleção dos Escritos de Abdu'l-Bahá " pag. 113 - 114 Editora Bahá'i do Brasil

NOTA: o termo FILHO , no texto acima, refere-se a criança, independente do sexo, pois não há distinção na educação de meninos e meninas na Fé Bahá'i

Estamos hoje diante de uma  crise grave na educação de crianças nas famílias.....O efeitos desta falta de  visão educacional, onde a mãe tem um papel fundamental na educação das crianças , tem sido noticiado todos os dias: negligencia, abandono, falta de proteção, educação não voltada a espiritualidade na formação do caráter das crianças.
Famílias desestruturadas, objetivos familiares altamente egocêntricos permeiam  muitos lares em todo o mundo.....

As Comunidades Baha'ís oferecem conhecimentos através de capacitação  para pais e mães ,sejam ou não membros das Comunidades Bahá'is, gratuitamente.

Informações: www.bahai.org.br 

Literatura sugerida que pode ser comprada via on-line:
 www.editorabahaibrasil.com.br

Recomendação de LIVROS:
             Mães, Pais e filhos
                   Uma onda de Ternura"
                       Educar é Ensinar a Viver
                                 Orações Bahá'is para crianças
                                                Histórias de Abdu'l-Bahá para crianças
                         Família Livre da Violência

Sônia - com o desejo de ajudar Mães e Pais na Educação de Crianças.
http://mulher-igualdade-bahai.blogspot.com/


Coisas que você pode fazer a partir daqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai