Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Terror e Violencia -" O Estigma de nosso Tempo" do Livro do Dr, Udo Schaefer "Domínio Imperecível "

""
Escutemos primeiramente esta música. É preciso acalmar os corações, obter serenidade após tudo que aconteceu na Noruega, mas que também acontece em qualquer parte do mundo: "Terror e Violência" ........

Alguns Textos do Livro "Domínio Imperecível"

"TERROR E VIOLÊNCIA - O ESTIGMA DE NOSSO TEMPO "- Dr.Udo Schaefer-    (alguns textos das paginas 89 à 95)

SOBRE VIOLÊNCIA COMO DIMENSÃO NA SOCIEDADE:

"Provavelmente nada mostra mais declínio da ética tradicional e da enfermidade, que atualmente pesa sobre a sociedade do que a nova dimensão do mal que hoje confronta a todos: a brutalidade de nosso mundo com o aumento da violência.
"Assim como a elevação da temperatura nos adverte que algo de anormal acontece no nosso corpo, assim também a violência é um fator indicativo de que algo de errado existe na sociedade." 227-citação de Taylor.....
Há que se reconhecer ser a violência uma realidade tão antiga quanto a
própria humanidade. O que é novo nas sociedades altamente tecnológicas, é a constante apresentação dela, na mídia e sua presença em nossas vidas diárias.
Friedrich Hacker, em seu best-seller, sobre Violência, descreve sua natureza e a brutalidade do mundo moderno; Violência:  "infecciosa como a cólera", deve sua "virulência à justificativas que se dá a ela, e que a torna epidêmica"...
A violência é algo simples, alternativas à violência são complicadas... O oposto da complexibilidade é a simplificação agressiva."
Hacker, mostra como a violência tornou-se parte de nossas vidas.
"A dimensão mais aterradora  da brutalidade moderna, não é o fato da violência individual e coletiva ampliar-se cada vez mais( quase sempre após ter sido deliberadamente provocada e fomentada), mas o fato de estar se tornando cada vez mais comum e contumaz. A violência tornou-se um evento banal, trivial e quotidiano. Somos já tão insensíveis que precisa haver um significativo aumento da violência e especialmente de ocorrências dramáticas para despertar nosso interesse e tirar-nos da insensível indiferença que supostamente se origina em nossos sentimentos de desesperança.".......

VIOLÊNCIA E TERRORISMO


"A discussão completa das causas do terrorismo não chega as suas raízes. Além da quantidade de condições, a razão fundamental para esse fenômeno é a desintegração da ordem de valores  e do vácuo existencial no qual a maioria do povo vive hoje em dia - a perda de valores e de significado da vida.
O terrorismo tem suas raízes na crise da moralidade, na questão de como distinguir justiça de injustiça, o direito do errado, e a crise moral é, em última análise, a crise na crença em Deus. Quando a discussão que apenas começou é assim entendida, entender-se-á que o problema é  mais fácil de ser reconhecido do que resolvido. Não se pode resolvê-lo por meios sociais: uma nova moralidade não pode ser objeto de um decreto exarado pelo Estado e nenhuma gama enorme de persuasões pode tirar a antiga moralidade de seu leito de morte.
A sociedade não pode prover um senso de significado à vida, quando as próprias pessoas perderam este senso de significado....."

"Olhando a história em retrospectiva, verificamos  que sempre existiram assasinatos e até mesmo genocídios, tais como o cometido contra os índios americanos durante quatro séculos.Violência, crueldade, ódio racial ou nacional sempre existiram também. E no entanto a presente situação tem novas feições.
"Nunca a injustiça e os crimes ocorreram em tal escala com em nossa sociedade de massa.", escreve Erich Fechner. "Violência e terror são o ESTIGMA de nossos tempos conforme manifestados nos crimes sanguinários de duas guerras mundiais, nos assassinatos em massa de muitas revoluções, no genocídio em escala industrial. em campos de concentração ou em áreas de selvas ricas em matéria prima, ou ainda na reaplicação da tortura como ocorre em muitos países. Protegidos pelo conceito anacrônico de soberania de Estado, os tiranos se permitem matar sem intervenção da comunidade de nações.

"É pouco provável que a humanidade seja capaz de administrar este problema em curto prazo. A violência é o resultado de RESSENTIMENTOS, DESESPERO E VONTADE DE DESTRUIR. Nenhum dos fatores sociais que são particularmente responsáveis, está sendo corrigido.
E o sistema de valores, o "ponto arquimediano" está estraçalhado , as tradições culturais determinantes estão desaparecendo.

Assim, existe boa razão para acreditar que o fenômeno patológico da violência da sociedade atual não será remediado no futuro, mas irá piorar ainda mais - "um mundo que obscurece à medida que a luz da religião persistentemente se esvai."

Nota sobre o Autor do Livro:
Dr. Udo Schaefer(1926) tornou-se Bahá'i alguns anos após a Segunda Guerra Mundial. Naquele tempo estudava, musica , latim e somente após um tempo é que foi cursar Direito na Universidade de Heidelberg. Sua tese de doutorado em Direito Constitucional Bahá'i atraiu uma considerável atenção.
Por muitos anos foi membro da maior instituição bahá'i da Alemanha e também serviu por anos na Editora Bahái da Alemanha ( Bahá'i Verlag).
Como promotor público do fórum do distrito de Heidelberg, ele se confrontava diariamente com o caos social e a decadência moral as quais descreve tão vividamente em seus livros.
Aposentado , atualmente dedica-se aos seus escritos( autor de dezenas de livros, traduzidos em diversas línguas, entre elas árabe, persa , russo etc. incluindo o famoso Making the Crooked Straight) e palestras.
Mais informações e outros escritos acesse o site:
 www.udoschaefer.com

O "Livro "Domínio Imperecível" pode ser adquirido on-line no site:
www.editorabahaibrasil.com.br

 Flores para todas a vitimas de terrorismo no mundo........

 Sõnia

:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai