Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de março de 2011

Comunidade bahá'i de Presidente Purdente SP X Londrina-PR- Ações em parceria...



Foto dos partcipantes do evento-Sra Margot no centro de blusa marrom. e  Osvaldo de camiseta branca, ao lado da jovem de blusa branca.

 Esta postagem sobre esta
 ação conjunta, iniciativa da querida Pioneira Margot Malkin, está atrasada.

A Sra Margot Malkin é uma das primeiras pioneiras Bahá'is que chegaram  ao Brasil, com seus pais e irmão já falecidos.  Sua vida de serviço tanto no Brasil como na America do Sul e Central, nos faz  ter uma grande admiração e respeito pela mesma, pela sua coragem e vitalidade, que deve servir de inspiração para os mais jovens.Ela sempre está se movimentando.. Esteve muitos anos em Bauru -SP onde criou uma comunidade Bahá'i- a Pioneira Mãe nessa cidade.
Conheço-a há anos.Tem uma maneira muito singular de divulgar a Mensagem da a Fé, que nos lembra os primeiros momentos de ensino da Sra Leonora Armstrong
Depos de sair de Bauru, foi residir em Presidente Prudente, há uns 8 anos atrás, na época  Hoje mora em  Presidente Prudente, sozinha, colaborando com um pequeno grupo de bahai's locais. Faz capacitação, promove Reuniões Devocionais com novos amigos. se insere na vida da cidade, e sempre busca grupos de pessoas que estão investigando sobre diversas filosofias, crenças,  -como os teosofistas, o pessoal da Ordem Rosa Cruz, os budistas, etc.
..E ela encontra estes grupos, começa a participar do espaço, faz amigos, doa livros Bahá'is para o banco de dados, e mantem sistemáticamente atenção aumenta os laços de amizade  e insere na agenda Pesquisa sobre a Fé Bahá'i, tornando-se membro ativo do espaço.
No inccio do ano fui convidada por ela, para visitar o Grupo, denominado PRISMA, cujo coordenador e mobilizador, organizador de eventos é o SrOsvaldo , que se tornou um grande amigo da mesma e admirador dos Ensinamentos Bahá'is, inclusive por iniciativa do mesmo, sempre buscando material bahá'i para apresentar ao seu grupo, que se reune regularmente, em sua própria casa.
E por sugestão da Margot, o Grupo Prisma me convidou para um manhã de um domingo, próximo ao dia Internacional da Paz, em setembro de 2010,com a proposta de explicar o que é a Comunidade Bahá'i , como  tornar-se  um membro, os Principios da Fé....
Realmente foi uma maravilhosa experiência estar em Presidente Prudente, para esta ação junto com a Margot. O Osvaldo foi presenteado com o Livro Epístolas de Bahá'u'lláh, ele mobilizou o grupo, vieram mais de 15 pessoas, todos muito atentos para se aprofundar no assunto.
 Antes de começar a abertura, ela Já tinha montado um vídeo sobre a Mensagem Bahá'i aos Povos do Mundo.
Fizemos Orações, o publico alvo gostou bastante do material apresentado em Power-point, texto elaborado com bibliografia do Livro "O Domínio Imperecível " do Dr. Udo Schaefer,  e mais fontes bahá'is.
 No final ele de maneira muito emocionante, agradeceu a oportunidade de saber mais sobre a Fé,  reforçou a vião o tão abrangente da Fé Bahá'i mantendo seu compromisso de divulgar mais sobre o assunto. Inclusive tendo dito ao grupo: que cada tema era apresentado apenas uma vez, mas que em relação a Fé Baha'i ele estava fazendo uma exceção.


Foto do jardim da residência do Osvaldo, também espaço onde se reúne o pessoal do Grupo Prisma- agradáveis, tem água correndo na fonte, banco para sentar, meditar, flores....

Bem, tiramos várias  fotos juntos, foi oferecido um lindo almoço comunitário em sua casa-sede do Grupo Prisma, e alguns dos  jovens e pessoas mais velhas, demonstraram interesse em  avançar na pesquisa. Foram divulgadas as ações centrais a todos.e dado ênfase ao Curso Reflexão sobre a Vida do Espírito 
 Uma jovem residente em Belém, sobrinha do Osvaldo, levou o endereço do Portal Bahá'i, pois estava interessada em saber mais,.Todos os participantes tiveram acesso a Mensagem Bahá'i, devido esta estratégia da querida Pioneira Margot.
Uma amiga da Margot, a Prof. Nilce, que mantém uma Reunião Devocional em sua casa, esteve conosco no Grupo Prisma e em outros momentos vividos em Presidente Prudente.

Presidente Prudente é bem perto de Londrina.

 Margot sempre visita a Comunidade Local, onde tem muitos amigos e gosta de estar em eventos por aqui.
 Nesta semana, ela nos enviou um e-mail, perguntando como andava a agenda local, porque o Osvaldo queria conhecer a Comunidade, estar com outros bahá'is, em especial o Jerônimo, pois  eles tem algo em comum, sua busca através dos movimentos diversos.. 
Estamos hoje aguardando ansiosos a visita de ambos amanhã, sábado, quando ficarão hospedados  em nossas casas, teremos uma Reunião Especial no sábado a noite aqui em casa..
 No Domingo pela manhã, Reunião Devocional Comunitaria na Sede Bahá'i , com café , que acontece regularmente. e as 12 horas almoço especial com a familia pioneira Faezeh e Jahanghi, para um novo momento de convívio e estreitar ainda mais os laços de amizade.. 

Esta maneira de fazer algo diferente, tem a ver com o perfil de cada bahá'i com certeza.
Mas , oferece-nos  um cenário de que existem muitas maneiras de divulgar a Mensagem e se associar com grupos distintos. Margot é uma Mestra nisso...

Estamos felizes  em sermos parceiros em ações bahá'is em cidades de dois Estados. A movimentação é algo realmente inspirador, estimulador, gera vida , alegria, aumenta nosso sentimento de sermos parte de uma comunidade que não tem fronteiras. 

Um novo momento do grupo...


Mais s uma foto legal dos participantes.

Que valeu, valeu mesmo..Foram dias maravilhosos - 3 dias cheios de ânimo, ensino e espiritualidade.

E a admiração, respeito e o sentimento de eterno aprendiz junto a mesma. 

Pedimos desculpas ao Grupo Prisma por ter demorado a editar este evento.

Estamos convidando mais amigos para participarmos deste convívio no sábado a noite.

Sônia -Londrina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai