Powered By Blogger

terça-feira, 1 de março de 2011

Não deixe seu filho fazer xixi na rua

Não deixe seu filho fazer xixi na rua: "

- Vamos, filhinho, você não quer fazer xixi no matinho?

- Nauummm…

- Vem, cara, a gente vai ali no cantinho….

- Nauummm…

- Você está apertado. Papai te leva ali no matinho.

- Nauummmm….

De longe, eu estava ficando nervosa com aquela diálogo, torcendo pro moleque continuar negando a proposta indecorosa do pai. Se ele estava tão apertado assim, como o pai desconfiava, por que não levou o garotinh0 no banheiro? Era só pegar o elevador.

O “cantinho” proposto é um lugar público. Essa cena, tão comum e corriqueira, é vista como normal por muitas pessoas, mas não é. Depois o fofo do menininho cresce, vai pro Carnaval e acha normal fazer xixi num cantinho também. O que é o fim. Aí ficam depois as prefeituras jogando litros de detergente nas ruas para tirar o cheiro ocre de urina velha. Argh.

Essa “cultura” de que homem pode fazer xixi no matinho dá nisso. Um monte de gente sem educação, sem pudor, que resolve dar conta de suas necessidades fisiológicas na rua mesmo, às vezes bem ao lado do banheiro, e na frente de quem quer que seja.

Na verdade, é um comportamento que começa frouxo com as crianças. Passou uma babá pela minha casa que levou minha mais velha, então com 3 anos, para fazer xixi no “cantinho” do jardim para não andar 200 metros até o banheiro do prédio. Soube do episódio pela minha filha, que contou a novidade. Quase caí pra trás. Era o tipo de orientação que me parecia óbvia demais para falar. Tipo assim: “xixi e cocô a gente faz no banheiro, então ela também ok? Ah, e depois tem que limpar e lavar as mãos”. Fala sério.

Se você acha que eu estou exagerando, que era só o pipizinho de um menino pequenininho, e que isso não ia sujar a rua, o matinho, é por pensar assim, individualmente, que a coletividade afrouxa regras básicas de uma convivência sadia e respeitosa para todos.

Ah, sim, e o garoto NÃO FOI fazer xixi no matinho. Yes!

Não vou nem comentar sobre quem não tira as fezes do cachorro do jardim onde a criança vai brincar depois…

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai