Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Sonho De Uma Criança

O Sonho De Uma Criança: "
Dizem que o ser humano é motivado pelos seus sonhos. Entretanto, ao decorrer da vida, nossos sonhos vão sendo podados e esquecidos muitas vezes por pessoas que já engavetaram os seus próprios com frases como: 'Isso não dá dinheiro !' ou 'Isso não será bom para você !'. Provavelmente, muitos de nós já ouvimos 'conselhos' desse tipo e, às vezes, nos pegamos prestes a dizer algo parecido à alguém. Uma pergunta que fica no ar é a de como alguém pode ter tanta certeza do que é bom ou não para uma outra pessoa ?
Essa atitude, como quase todas as outras, teve sua origem em nossa infância, período o qual recebemos muitas frases negativas, algumas com o intuito de proteger nossa integridade física, e outras que acabam por destruir muitos de nossos sonhos. Quando conversamos com as crianças, devemos pensar muito bem em tudo o que falamos. Nossas palavras tem um grande poder sobre elas. Nós temos o poder de ajudá-las a construir seus sonhos ou de destruí-los. Infelizmente, a grande maioria desmotiva-os sem ter consciência deste fato.
Da próxima vez que encontrar uma criança, pergunte-a o que ela gostaria de fazer quando crescer. Elogie-a por tal sonho e talvez possa até perguntar a razão pela escolha. O questionamento, diferente das afirmações, ajudam a pessoa (criança ou adulta) a refletir e descobrir o seu verdadeiro motivo para tal meta. Se não for realmente o que ela quer, ela mesmo irá descobrir um novo sonho. Não cabe a nós escolher ou impor nossos próprios desejos sobre elas. Às vezes, o sonho de uma criança é motivado pelas pessoas mais próximas, outras vezes pelo que ela vê e escuta na televisão, mas o legítimo é aquele que vem de seu interior. Ensinar uma criança a buscar em seu interior as razões para sua vida é algo que ela levará para a vida inteira. Caso alguma vez fique desorientada ou sem rumo, poderá buscar dentro de si o seu verdadeiro motivo para viver.
O verdadeiro sonho não é aquele que vem pelo desejo de poder ou fama de nosso ego, mas aquele que vem do nosso âmago motivado apenas pela essência de nosso amor e felicidade.

Autor: Saulo Nagamori Fong
Twitter: @SauloFong
Instituto União

Autorizado a reprodução em qualquer meio ou mídia desde que publicado na íntegra e com citação integral da fonte conforme o modelo acima.
"

******************************************************************************
Exclente artigo...Orientando a todos nós qual o nosso sonho, a razão maior de viver. Podamos sonhos, até somos capazes de destruir os sonhos nossos e dos outros. orientando sobre o que devemos dizer as crianças. Na infância plantamo sementes de confiança, estimulo , motivação ou ao contrário podemos minar os talentos e capacidades.
 A juventude está aí se drogando, porque falta sonhos..A sociedade vive apenas de metas materiais...


Quando criança, lá no nordeste, olhava a pobreza, o sofrimento, e pensava que gostaria de contribuir para melhorar a vida humana. Este desejo, anseio me fez sair, estudar fora e trabalhar em muitas cidades do Brasil ,em especial no Paraná Um sonho que tem sido mantido ate hoje.....Construir  a paz, semear a paz nos corações especialmente das crianças, dar esperança, apresentando a Mensagem  bahai , desenvolvendo ações voltadas para o outro e não apenas centrada em mim mesma.
Na escolha da Enfermagem encontrei o primeiro caminho de ter uma profissão de serviço e depois ao encontrar a Fé Bahái , dinamizando  ainda mais o humanismo na Enfermagem... 
Grata ao Blog , ao autor..




Que minha neta Yasmin,meus netos Luca e Caio, e todas as crianças sejam educadas e estimuladas a terem seus sonhos e a realizá-los.
Que sejam educadas para a Paz, que seus pais semeiem em seus corações as virtudes que os levarão a manter seus sonhos.
Disse Abdu'l-Bahá:"Semeai nas mentes das crianças as sementes da PAZ..."




PAZ um sonho que deve se tornar realidade na vida de cada um de nós.


Sônia, avó caminhante, ativista bahai, enfermeira aposentada( mas ativista em saúde pública-on-line) blogando de maneira espontânea informal,longe fisicamente  dos filhos e netos. mais bem próxima dos seus corações sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai