Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dia dos Avós – 26 de Julho

Dia dos Avós – 26 de Julho:
Dia dos Avós - 26 de Julho
O Dia dos Avós é comemorado no Brasil no dia 26 de Julho, este dia foi escolhido para a celebração da data por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Esta data deve ser lembrada com carinho por todos, já que o papel dos avós é muito importante em nossas vidas. Muitas vezes os avós não são somente aquelas pessoas que mimam os netos e compram lindos presentes, muitas vezes os avós são parte fundamental na educação da criança já que muitos deles cuidam dos netos para que seus filhos trabalhem fora, além disso muitos avós são também os responsáveis pelo sustento financeiro da família e o apoio afetivo e emocional do lar.
Povos orientais respeitam os mais velhos, pois eles têm consciência da sabedoria que a idade traz à um ser humano, por isso em sociedades orientais a opinião dos mais velhos é respeitada e tida como palavra final numa família. É importante que pais e educadores aproveitem estas datas comemorativas para ensinar às crianças o tema amor ao próximo, respeito pelos mais velhos, família, e generosidade.
Como eu sempre digo a educação vem de berço, é em casa que ensinamos os valores morais que darão formação ao caráter dos nossos filhos, a escola é meramente uma entidade educativa que tem por objectivo transmitir conhecimentos culturais e não educar. Por isso o respeito e o diálogo dentro de casa é muito importante.
Parabéns à todos os avós do Brasil e do mundo.

Achei tão linda está matéria, num momento em que os avós tem sido esquecidos, ou muitas vezes incompreendidos, ...Vivemos num momento diferente, onde vemos nossos netos ou netas em alguns períodos. Os filhos e noras ou genros, moram distante, e vamos perdendo esta vivência tão maravilhosa que é a convivencia dos avós ,dos mais velhos com os mais jovens onde pode-se ver troca de histórias e compartilhamento de emoções..
Não podemos achar que a Velhice seja fonte apenas de transtornos e problemas, também é e pode ser fonte de carinho e ternura para todos.
Foi assim comigo- vivi a maior parte da vida com meus avós maternos,aliás ela era minha tia-avó e ele nem meu avô sanguíneo era, mas, foram os melhores seres que me ajudaram a ser mais humana, aprender a receber pessoas, trocar amizades, não ter preconceitos sociais,Sempre me estimularam a estudar, ter sabedoria, respeitar todos inclusive os mais velhos, contavam histórias e eram fontes de lealdade, confiança, entusiasmo e amor genuíno.
Após me formar em Enfermagem no Rio de Janeiro, soube que minha avó estava doente.Voltei para o Nordeste, ela tinha quebrado a bacia, cuidei da mesma até falecer em casa., ao lado da mesma e de todos. O mundo era diferente mesmo, mais humano, menos solitário

Meu avô sempre teve problema de glaucoma, úlceras varicosas, que tratava, dando banho nas pernas e fazendo seus curativos.. e  então eu o ajudava no banho, e ele sempre dizia, "`Ó minha neta, de maneira meio constrangido , voce tão jovem e cuidando de mim no banheiro." Tudo era muito natural e cheio de amor.
Fazia questão de dizer que era linda, nem conseguia me enxergar direito, e todos os dias tinha duas tarefas que eu fazia e que alegravam o coração do meu avô: ler o jornal diariamente para ele, e no final da tarde tocar piano, umas músicas tão iniciantes, mas ele dizia que eu era uma grande pianista...Como esquecer estas almas benevolentes na minha vida?
Quando meu avó faleceu, e eu sabia que ele tinha muita saudades de mim,  quando fui trabalhar no Amapá, uma semana depois, ele faleceu..Sei que viajou para um lugar maravilhoso. Mas na ultima visita onde estivemos juntos, êle sentado na cama, me disse:"Sabe minha neta, tem uma hora que a gente se cansa de estar por aqui.Ele tinha saudades da minha avó que faleceu antes dele."
Então lembrando a influência dos meus avós em minha vida, resolvi colocar esta matéria e estimular as pessoas a olharem e perceberem seus  avós como algo maravilhoso..
E foi inspirado neste Texto do BLOG, que ontem na reunião com os Pre-jovens, daqui da Comunidade Bahái de Londrina, decidimos em conjunto com as adolescentes, no dia 26 de julho, segunda-feira às 15.30, fazer uma visita e dar alegria aos idosos numa Instituição Presbiteriana:vamos levar nosso carinho, fazer um momento humano juntos, Orar, ouvir uma Música, escutar algumas histórias a  Canção da América e distribuir uma Poesia de Cora Coralina,aquela doce e maravilhosa poeta Goiana, que encontrou seus talentos na Terceira Idade.

Abaixo uma foto do grupo aqui em Londrina, com as jovens adolescentes que estarão conosco nesta atividade, que é um verdadeiro ato de serviço a Deus, num momento onde  devemos resgatar esta vivencia humana, tão rica e importante. Não estou na foto,  e a imagem não está  mujito legal... Sõnia


Que tal adotar uma Instituição e visitar os avós que estão solitários. Sejamos netos e netas do coração!!!
Boa-tarde a todos. Carinhosamente Sõnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai