Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Vivencias de Paz ! Uma necessidade na sociedade , um estímulo a espiritualidade.

Vivemos isolados, temerosos, alijados do vivznho e até da família,esta maneira de viver tem alimentado a estranheza, a solidão, tornando o ser humano um ser ilhado, sem interagir.Não suportaremos viver assim sempre, se não tivermos uma força maior do que nós para nos ligar a qualquer ser humano do planeta. Viver é interagir, consigo mesmo e com o mundo.

Como bahá'is, necessitamos desenvolver esta capacidade de se relacionar-se com o diferente, faz parte da nossa Fé- unidade na diversidade.Mas isto é uma tarefa que requer muitas ferramentas a serem adotadas interiormente> aceitar a cultura do outro, a crença do outro, o modo de expressão..Diversidade não é uniformidade, e Baháu'lláh não trouxe um modo de vida, onde todos terão o mesmo jetio de falar, o mesmo jeito de vestir, o mesmo jetio de se expressar.

A autenticidade do ser é estimulada, o seu poroprio EU deve ser expressado através das virtudes, dos talentos e das capacidades.

Ontem estivemos num Lar de Idosos, levamos os pré-jovens da nossa comunidade, para vivenciar momentos de carinho, amor ternura,cooperação, solidariedade, num espaço onde provavelmente nunca tinham ido e com certeza inicio sentiram-se inadequados, impotentes de ver como vivem as pessoas com a idade tão avançada , fragilizados tanto física,  mental  social e espiritualmente numa sociedade onde o que menos consegue-se  é cuidar de idosos, seja por falta de amor, seja pelo corre da vida, pela questão da sobrevivência material, seja pela falta de laços mantidos durante a vida.....

Mas dentro de pouco tempo conseguímos criar esta Vivencia de PAZ. de bem-estar, de alegria, de humanização.A atividade proposta incluia o estimulo a demonstração de carinho e ternura individualmente, o que foi demonstrado,Leitura da Epistola da Generosidade, num momento grupal, também estabelecido, e Leitura da Oração "O Deus Refresca  e Alegra meu Espírito..Tudo isto contribuiu para criar um novo espírito naquela instituição,-Lar Maria Tereza pertencente a Igreja Presbiteriana Independente de Londrina..

Foi servido um bolo com suco, quando as pré-jovens serviram os pacientes e presentados individualmente com um sabonete. O gesto de ternura dominava o ambiente e alegria era grande por parte de nós, pela Coordenadora do Lar, Sra. Lázara, pela Equipe de Enfermagem, pelo pessoal do refeitório.

Uma canção do Milton Nascimento , Canção da America foi escutada, uma linda canção conhecida internacionalmente, que fala da amizade e do Amigo..

Todos ficaram agradecidos e nós a Bahá'''u'lláh em termos desenvolvido esta ação humanizadora.

A Epistola da Genrosidade foi dada de presente aos funcionários e a Coordenadora da Instituição ...... havendo possibilidade de realizarmos outro momento no próximo mês...

Bem criar vVivencias de Paz, não exige grandes coisas do ponto de vista material, do ponto de vista espiritual como Baháis é suficente que leiamos os Textos Sagrados, lembremo-nos da Vida do Mestre Abd'ul-Bahá, oremos, consultemos e planejemos  juntos e saimos com o coração alegre por aí... Esta ação foi consultada com os pré-jovens, numa atividade realizada durante a Capacitação de pré-jovens.

Pois que reméido está faltando para aliviar as almas aflitas?

Diz Bahá'u'llah na Epistola da Generosidade:

"Sê um consolo para o aflito...", e é isto que estamos tentando ser.-Bahá'is em ação!  

Este Evento foi Coordenado pela Comunidade Bahái de Londrina-Agrupamento Estrela Brilhante, com apoio da AEL ..-Londrina-Paraná-Brasil _editado por Sônia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai