Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vamos brincar de Amarelinha?

Vamos brincar de Amarelinha?: "
Vamos brincar de Amarelinha?
Amarelinha é uma brincadeira antiga e vem do francês Marelle, em Portugal é conhecida como ‘Saltar à macaca’, em alguns estados do Brasil como em Minas Gerais ganha o nome de ‘É maré, e na Bahia ‘Pular Macaco’. Independente do nome a brincadeira é muito divertida, pode-se brincar meninos e meninas e é muito fácil brincar. A brincadeira envolve aprender a contar e pular com as duas pernas e depois com uma só.
O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão,o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Tira-se a sorte pra ver qual dos participantes irá iniciar a brincadeira. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.

Imagem de Júlia Guedes - Wikipédia
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo Amarelinha quem primeiro alcançar o céu.Há outras variações do jog dependendo do país.


Quando era criança em União dos Palnares,-aL, brincávamos de amarelinha, e como nos divertíamos.! Era NA CALÇADA.,A CRIANÇADA SE REUNIA, FAZÍAMOS  DESENHOS EM VARIOS ESPAÇOS E BRINCÁVAMOS HORAS A FIO.UMA BRINCADEIRA DE GRUPO, SEM CUSTO, AO AR LIVRE,TUDO DE BOM PARA AS CRIANÇAS.
VAMOS RESGATA-LA COM NOSSAS CRIANÇAS?  SÕNIA
"

Um comentário:

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai