Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Proposta: Conscientizar A População Sobre O Controle Social do Sus - Cidade Democrática

Proposta: Conscientizar A População Sobre O Controle Social do Sus - Cidade Democrática

Daqui de Londrina-Parana, aposentada como Enfermeira Sanitarista, tendo trabalho 29 anos no SUS nos diversos niveis de atuação, na ação Comunitária em Saúde Pública,  Capacitação, Supervisão,visitando Municípios, tentando melhorar os Programas de Saúde Pública, sempre nos deparamos com a fragilidade daquela área do SUS chamada DE CONTROLE SOCIAL ( mas o que afinal é isto?), ALGO POUCO COMPREENDIDO  E ESCLARECIDO PARA  SOCIEDADE, SEM ENTENDER QUE SE O SUS NÃO OPERAR COM ESTAS DUAS DIMENSÕES: GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO DOS USUÁRIOS, SEMPRE TEREMOS DIFICULDADES EM MELHORAR O SISTEMA. E O ATENDIMENTO  A SAUDE .
Estarei fornecendo informações sobre o Controle Social do SUS de maneira gradativa.....
Hoje estou apenas abrindo meu BLOG para este assunto.
Voltaremos a escrever sobre o Tema, na próxima semana.
Hoje é Dia Nacional de combate as Hepatites, igual a outras tantas doenças e agravos de competência do SUS, sem fortalecermos o Controle Social, contiuaremos a ter Programas frágeis, demanda reprimida, acessos para niveis de referencia dcom dificuldades e outras dimensões.
Mas o Controle Social exige que cada Membro da Sociedade seja ator de alguma maneira. No SUS há deveres e direitos de ambos os lados. Precisamos avançar nesta compreensão. Sõnia
Um abraço a todos, Sõnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai