Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Enquete: qual o preconceito que mais te incomoda em São Paulo?

Do Blog do Sakamoto
Vector Freepicks
Enquete: qual o preconceito que mais te incomoda em São Paulo?:
São Paulo faz aniversário neste 25 de janeiro. E, pela TV, já começa a pipocar, aqui e ali, comerciais explicando didaticamente para o paulistano – e, por que não, para o restante do país – a razão pela qual devemos amar incondicionalmente esta cidade. Sem direito a questionar, criticar ou lutar para que coisas mudem.
  • 5890
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/01/24/qual-preconceito-ouvido-nas-ruas-de-sao-paulo-mais-te-incomoda.js
Como se a incapacidade da cidade em ser realmente inclusiva e democrática fosse parte do seu charme. Esse discurso, que chega a sugerir uma paráfrase do lema da Gloriosa (“São Paulo, ame-a ou deixe-a”) é assustador.
Por gostar da cidade em que nasci, dói ouvir algumas aberrações da boca dos meus conterrâneos ou das pessoas que escolheram o burgo paulistano para viver. Essas frases não são coisas inofensivas ou engraçadinhas, mas ajudam a renovar a segregação imposta pelo muro invisível que separa pobres e ricos, brancos e negros, héteros e homossexuais, estabelecidos e outsiders, quem tem e quem não tem, entre outros.
Preconceito existe em todo o lugar, não é monopólio paulistano. Mas em cada região, há ódios que se sobressaem mais do que outros.
Com a ajuda de amigos jornalistas e baseado também nos comentários dos posts deste blog (fonte inesgotável de bizarrices), elencamos frases carregadas de ódio, arrogância e inversão de valores que, vira e mexe, são ouvidas ou lidas na Paulicéia. A primeira versão desta enquete foi publicada no ano passado. Trago-a revista e atualizada.
Porque o mundo evolui. E o preconceito também.
Como já disse aqui, o “paulistanismo”, o nacionalismo paulista, funciona como uma espécie de seita radical para os seus adeptos. Mesmo as pessoas mais calmas viram feras, libertando uma fúria bandeirante reprimida no peito quando se vêem diante de críticas à cidade.
Renovo a pergunta: somos capazes de nos desconectar do passado e construir um futuro mais justo ou vamos fica repetindo idéias e frases que carregam em si uma visão ridícula de mundo?
***************************************************************************
Um artigo para reflexão...,
Sonia Maria
Atom .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai