Powered By Blogger

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Maestro João Carlos Martins - Frases, Vídeos, Fotos

Maestro João Carlos Martins - Frases, Vídeos, Fotos: "- publicado no Blog do Nicholas
'A PIOR coisa me aconteceu, foi perder o movimento das mãos. E a MELHOR coisa que me aconteceu, foi perder o movimento das mãos.' (João Carlos Martins)
Maestro João Carlos Martins João Carlos Martins começou a tocar aos 8 anos, e aos 10, já era um pianista renomado. Tornou-se o maior intérprete vivo de Bach, tendo gravado sua obra completa - mais de 400 composições dificílimas, conhecendo-as decor. Chegou a conseguir tocar 21 notas por segundo (!). Com 25 anos, em um ferimento jogando futebol, perdeu parte do movimento da mão direita. Final da novela 'Viver a Vida' - João Carlos Martins (2010)‬‏ - YouTube Tempos depois voltou ao piano, e recuperou sua velocidade, mesmo sem ter todo o movimento da mão. Houve então o assalto na Bulgária e uma barra de ferro na cabeça, fez com que perdesse totalmente o movimento da mão direita. Maestro João Carlos Martins
'Tive uma vida cheia de adversidade e de resultados positivos também. Eu achava que meu caso era de teimosia, mas uma psicóloga disse para mim que era de superação, e eu acreditei.'
Maestro João Carlos Martins faz Jô Soares Chorar‬‏ - YouTube Ficou anos afastado, passou 1 ano pela política, foi acusado de corrupção (inocentado por unanimidade no supremo). Decidiu voltar aos concertos, apenas com a mão esquerda. Tentou tratamentos dolorosos para recuperar a mão direita. Usou botox, luvas, morfina, 19 cirurgias na Europa. Buscou na religião, percorreu diversas igrejas. Foi quando teve a Síndrome por Esforço Repetitivo e um tumor na mão esquerda, e perdeu o movimento nas 2 mãos. Maestro João Carlos Martins
'No dia que os médicos disseram para mim que eu nunca mais iria tocar piano, o chão acabou para mim. Mas depois eu percebi, com uma música de Schumann, que eu ainda conseguia chegar no coração das pessoas.'
Reportagem de apresentação do Maestro João Carlos Martins no Rodaviva - TV Cultura‬‏ - YouTube Desorientado por um período, aos 63 anos (!) voltou a estudar e se tornou regente. Liderando diversos projetos, criou orquestras para jovens carentes, que se tornaram músicos de primeira linha, lotando o Carnegie Hall em Nova York com nosso hino nacional. Maestro João Carlos Martins
'Para ter sucesso é preciso a disciplina de um atleta e a alma de um poeta'
'O maior arrependimento da minha vida foi em não ter tido maturidade suficiente, quando perdi pela primeira vez as mãos para o piano [...] e continuar na música. Fui ter essa maturidade apenas aos 63 anos, quanto tudo parecia perdido'.
Documentário 'Quis o Destino...' sobre João Carlos Martins, de Ricardo Carvalho Cheio de histórias bem-humoradas e inspiradoras, é convidado a dar inúmeras palestras e entrevistas. Sobre sua vida já foram feitos o livro A Saga das Mãos, o CD duplo com suas músicas Páginas de uma História e 3 documentários:
Está em produção um filme sobre sua vida, com o ator Rodrigo Santoro. Maestro João Carlos Martins
'Superação para mim é a pessoa que consegue se reinventar. [...] Superação para mim significa mudança de valores na sua vida.'
João Carlos Martins - Vai-Vai e Orquestra Bachiana - Hino Nacional - HSM - YouTube Outros vídeos:
Maestro João Carlos Martins Em 2011, sua história foi tema da escola de samba Vai-Vai, combinando música clássica e as baterias no sambódormo, foi a campeã deste carnaval. Ele brinca citando que seu pai viveu até os 102 anos (morreu de acidente) e que ele ainda tem uns 30 anos para viver de música.
'Se os artistas clássicos dedicassem 20% do seu tempo à formação de novos públicos, você pode estar certo de que a música clássica poderia estar perto do rock.'
'Com músicas nas escolas, eu garanto para você, a criminalidade em 2015 diminui. [...] Estou com quase 70 anos [...] Se Deus quiser, até meus 80 anos, teremos 1.000 orquestras jovens no Brasil'
Maestro João Carlos Martins Em muitas das suas camisetas, colocou a frase que considera o tema de sua vida:
'A música venceu'.
Maestro João Carlos Martins


************************************************************************
Isto realmente é um exemplo de vida de superação.....Que nos estimula e nos ensina a enfrentar a adversidade, continuar com seus propósito e entendermos o significado de tudo que acontece, tirando o máximo da vida nas perdas, ou melhor em novos ganhos?
Sua vida hoje com uma dimensão muito maior de serviço a humanidade. A razão de viver pensando mais nos outros que em si mesmo é que venceu. Uma lição de humildade perante grande adversidade que virou mais força, mais amor, mais coragem, mais propósito , mais significado espiritual...  


Agora tenho ainda mais admiração pelo Maestro.
Sônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai