Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia 12 de Outubro - festejos infantis QUE DEVERIAM SER ESTIMULADOS PELOS GOVERNOS TODO OS DIAS PARA GARANTIR A PAZ

Todos os dias , os países deveriam dedicar ações voltadas ao bem-estar de crianças... MAIORIA NÃO O FAZEM....
A Declaração Universal dos Direitos das Crianças não consegue atingir seu propósito,  e cada dia aumenta o sofrimento das crianças, pois uma civilização  sem ordem , gera caos e os primeiros afetados são as crianças, que tem   sido constantemente privadas  de assistência adequada a saúde, educação, nutrição, habitação......
Recursos mundiais dos governos tem sido dilapidados em guerras e investimentos de sobrevivência...A violação tem sido constante e aumenta dia a dia.... 
Crianças nascem , independente de qualquer motivo, desejos: poucas são planejadas, poucas são realmente bem-vindas,  mas elas nascem  porque um mundo SEM CRIANÇAS 
 é um mundo SEM ESPERANÇA, SEM VIDA E ALEGRIA.  
É como um terreno que pretende ser jardim, mas não tem flores.. 
Como um mar lindo, azulado, , onde não encontramos pérolas..
As crianças tem aquele poder de alegrar e aceitar o mundo na sua imaginação. Não manifestam preconceitos, diferenças de classes: olham umas para outras como semelhantes e iguais.
Quem torna o mundo da criança estreito e limitado em sua convivência,  são os adultos. O mundo dos  adultos cria barreiras sociais, alimentam a estratificação social, criam barreiras ditas religiosas ou de crenças , sustentam supremacias étnicas falsas ......
Pena que os adultos não aprendam a ver o mundo com os olhares infantis.
As crianças não tem medo de expor suas impressões, as vezes inadequadas, mas apenas percepções-ELAS NÃO CONSEGUEM SER  HIPÓCRITAS E ATÉ ENTENDEREM TUDO , FALAM O QUE PERCEBEM.
Lembro do tempo, em  que meus filhos eram pequenos, o mais novo tinha menos de 3 anos, tínhamos vindo do Amapá, e assistindo pela primeira vez uma procissão católica  de Santa Maria Madalena, aquele monte de gente, as charolas, o pessoal enfeitado, em União dos Palmares, onde ela é a padroeira da cidade, fui surpreendida pela pergunta " achada naturalíssima pelo filho menor" : "Mãe  que hora O PALHAÇO  vai chegar? Ele achava que aquilo era uma festa circense !  eLKE NÃO ESTAVA QUERENDO COM ISSO DIZER QUE AQUILO ERA UMA PALHAÇADA.
O povo ao meu lado, olhou-nos de um jeito....
Enquanto isso, o maior, l ano e meio mais velho, ao ver a charola de Santa Maria Madalena, logo desejou saber quem era.  Respondi-lhe"ela foi uma mulher que amou muito a Nosso Senhor Jesus Cristo " Ele respondeu: já estou gostando dela mamãe...." E eu fiquei ali vendo a percepção de cada uma: eu nunca falei nada para meus filhos sobre procissão ,  lá onde morávamos não tinha esta manifestação religiosa(morávamos isolados num projeto de mineração numa vila residencial).

Esta diferenciação e espontaneidade me mostravam que ambos viam o mundo bem diferente, mas isto não queria dize que um era bom e outro ruim ou que menosprezavam a manifestação religiosa- era apenas sua percepção , que depois foi sendo mudada.
Hoie vejo meus filhos sendo  bons  esposos e pais amorosos....

As guerras continuam, estimulando inclusive o uso das crianças na fileiras de combate....
Países continuam vendo-se com o inimigos e penso o que sente cada coração infantil assustado ,num  mundo tão sem sentido, tão desumano.

Escolhi uma poesia de uma criança de Israel,  que foi esolhida como melhor poesia num concurso de poesia( ano 1988 ?). Por acaso é de Israel, mas poderia ser de qualquer país onde reina a guerra , qualquer tipo de guerra insana no mundo.
Usei esta poesia num Dia Mundial da PAZ , em Foz do Iguaçu,  no colégio dos meus filhos, e o menor foi o personagem principal , lendo a poesia, vestido de pintor !
.
Uma poesia chamada " MINHAS CORES "






POESIA- Minhas Cores


"EU TINHA UM ESTOJO DE PINTURA
COM CORES BRILHANTES, TRANQUILAS, BONITAS.
EU TINHA UM ESTOJO COM CORES
ALGUMAS QUENTES, OUTRAS FRIAS.




        Não tinha o  VERMELHO para  o sangue dos feridos,
        Não tinha o  PRETO para o luto dos órfãos,
        Não tinha o Branco para a paz dos mortos,
        Não tinha o  AMARELO   para as areias ardentes.


                                   
    TINHA o ALARANJADO para a ALEGRIA DE VIVER
TINHA o  VERDE para os botões em flor
TINHA o AZUL PARA O CÉU CLARO,

TINHA  o ROSA PARA OS SONHOS E DESCANSO.

EU estava sentado e pintava a PAZ .

AUTOR :  Teli  Sorek  



Hoje a vida continua...Algumas instituições, organizações,  famílias, esforçam-se para manter o dia a dia das crianças cheio de festejos - dedicação, carinho, amor, tenura, cuidados, educando para a PAZ

Mas os governos  continuam a .manter  SEUS intereese particulares acima das necsssidades e anseios das crianças.
E que tal  se eles tentassem pintar a paz em ver de serem pintores e protagonistas de guerras ?



APÓS LER E REFLETIR SOBRE A POESIA COMECEI A GOSTAR MAIS AINDA DO ALARANJADO- CLASSIFICADO POR TELI ,COMO A COR DA ALEGRIA DE VIVER...


                                 
Um bom-dia para todos que desejam a PAZ e para aqueles que ainda não compreenderam  o significado de colaborar para a construção de  UM MUNDO EM QUE SE cultive a PAZ !

"Semeai nas mentes das crianças as Sementes da PAZ "-Abdu'l-Bahá


SÕNIA - LONDRINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai