Powered By Blogger

sábado, 11 de dezembro de 2010

Londrina -Atividades na Sede Bahái e outras ações não programadas- surgindo....

 Atividades na Sede Bahai de Londrina - Segunda Oficina sobre Padrão de vida bahái com a Coordenação da querida amiga da foto acima ,Shiva Rastegary!
Um momento de força, alegria e aquele amor que ela irradia pela Fé, pelos amigos  sempre. O assunto da Fidegnidade , encantou a todos os participantes. Compreensão de que Fidedignidade como relatado com Textos Bahái é "A base de todas as virtudes". Foram momentos de muita participação,histórias relatadas de Bahá'is do Livro "Júbilo dos Corações" Uma atividade que fortalece, dá mais firmeza  unidade, obediência e também divulga-se literatura Bahá'i especialmente  para os novos amigos da Comunidade. Participantes 10 pessoas - 1 contato,.Prabenizamos a Shiva e a Assembléia Espiritual Local dos Baháis de Londrina pela iniciativa.
Em seguida, algumas inciativas para conhecer pessoas, espaços comunitários  onde divulgamos  a Mensagem Bahá'i e propostas de ajuda se desejarem e concordarem...e ens mes passado,aqui em Londrina.        



                                      Nests ultimos 20 dias atrás fomos participar de uma Cspacitação para Voluntários  na  ONG-Viver a Vida" que dá assistencia a crianças-adolescentes, portadoras de cancer infanto-juvenil, da Ala do Hospital do Cancer de Londrina. Paricipamos da capacitação, escutamos a proposta, mas como não estava legal do ponto de vista da saúde/doença,, no segundo dia não fomos. A idéia no entanto é dar suporte as familias, quando necessitarem de ajuda espiritual, consolo, ou nos momentos de perda dos filhos. Também ajudar em algumas Campanhas. Doamos a arquiteta responsável pela reforma da Ala, cartazes com Orações Baháis de Crianças, que ela adorou, e a Equipe, fornecemos folhetos de Orações, e Livro de Abdu'-Bahá com historias para crianças, além de doações de outros livors infantis ao Projeto. A idéia é voiltar por  la em janeiro ver nova aproximação..
                                    

Também visitamos o Lar Anália Franco, uma ONG tradicional aqui  em Londrina, que atende crianças, pré-jovens com programas diferenciados. Algumas passam o dia por lá, e outras moram nos  Lares dentro do espaço da Instiuitção com pais adotivos.Tipo Aldeias SOS. Visitamos a Instiuição com a Assitente Social, divulgamoa a mensagem e as ações,  deixando uma sugestão para no próximo ano ... alguma açao com pré-jovens e reuniões sobre familia..Deixamos livros infantis. de Abdu'lBahá , Orações Baháis, folhetos sobre Educação das Crianças, familia, Dicas Legais para a vida...Como o Diretor não estava, a Assitente Social dará retorno para janeiro, se houver interesse.
Continuamos nossa prática de conhecer pessoas nas lojas, restaurantes, supermercados conversar com vendedoras, taxistas,donos de lojas...,Bem as pessoas estão por ai:algumas tristes, outras chateadas, desconsoladas,  preocupadas, com muitos problemas, insatisfações, indagações...Perceba-as, sinta-as, entremos  em contato interior  com as as mesmas!. Não sou uma pessoa de conversar apenas em algum momento programado..Viver é interagir- ouvir:, oque estão falando as pessoas? O que buscam?i Oferecer Orações, Mensagens de apoio , daquilo que me ajuda e pode ajudar o outro se o desejar, faz parte da minha dinãmica desde criança.  É em algum momento de vivencia humana, não apenas social, formal, que  estabelecemos algum feed-back e  encontramos um espaço para mantermos uma conversa  de coração á coração !eE se percebermos alguns pontos em comum,no final sempre damos folhetos de Orações, folhetos Baháis na Internet e convite para conhecerem a Reunião dos Domingos na Sede Bahaí.. É interessante, que  quando dou folhetos de Orações, a maioria das pessoas adoram e ficam até gratas ,e muitas falam obrigada : "Deus é um Só não?"  Existe melhor presente do que dar Palavras que podem consolar, diminuir a aflição, alegrar a alma e o coração? Penso que não. Bem, minha tarefa termina nesta etapa.. o resto é com as pessoas. Somos apenas repassadores da Mensagem...Desta ação temos hoje: uma cafeteria de produtos integrais, que distribue folhetos baháis espontaneamente para seus clientes, pois o dono falou, num destas abordagens: sabe que bom ver estas Orações? "Sabe aqui vem gente, que tem parentes internados nos Hopitais, as vezes eles tomam café, e estão chorando ou tristes e eu não sei o que fazer ou dizer..Bom deixar os folhetos sim...."  Hoje tenho este dono de estabelecimento com sua esposa, ambos evangélicos,  que apoiam distribuir folhetos em sua loja.. Em outro espaço, uma Loja de Roupa indiana, que frequento há anos,temost res novos amigos( 2 jovens mulheres e um jovem homem) interessados em conhecer alguma atividade- reunião de amigos, reunião na sede, ações com as crianças. Quando vão aparecer isto é com eles, quando retorno a loja conversamos mais um pouco...

Minha constante companhia nestas aventuras de acessar a Mensagem Bahái tem sido realizada com a minha  nova assistente familiar, que virou alguém da família, gosta da Mensagem Bahái, lê, indaga,  pede conselhos e orientações para sua familia, tambem dá sugestões a mim mesma,,conversa, realizamos uma vez por semana no final do dia ,um momento de oração. leitura de alguma Msnsagem mais longa...opina e me motiva mesmo .Na dinãmica com o público tambem participa.... Sua mãe  tem mais de 70 anos, lider comunitária no bairro onde reside, ativista católica e Coordena açõeso num espaço de Terceira Idade,. Já  a conheci,:: pessoa com tanta alegria interior e coração e alma abertas: refletidos em seu olhar..Estão convidados todos, da familia, e a minha colaboradora já particpa, para a nossa reunião de amigos no dia 18 de dezembro!  Esta sra no próximo ano estará marcando uma visita no espaço da Terceira Idade para falarmos sobre esta fase,da vida: espiritualidade, importancia de atuaaõa na vida humana. Será que daremos conta? Deus dirá...Terceira idade,  é momento mesmo de aparecimento de doenças, lesões, maior tendencia a depressão  e se não formos pessoas ativas em direção não apenas a nós mesmas, mas aos outros também  fica mais dificil mesmo...-CoMviver, ajudar,  compartilhar, cantar, executar atividades artesanais, contar hist´roias., tantas coisa podemos fazer... Maria de Lourdes Montenegro  minha querida amiga, há nos,que o diga . Lá em Curitiba e na Lapa,mantem sua vitalidade, apesar das dores, da pressão que as vezes aumenta,  tendo esta dinâmica., recebendo amigos, parentes, derentes e agora expondo seus trabalho de artes no Natal...A vida fica mujito chata mesmo se nos isolamos...Um abraço Sõnia
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai