Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Novamente, repensando a questão da Promoção da Muljer, da Igualdade de Gênero,a contribuição para melhorar a sociedade!

Um momento para repensar sobre o Papel da Mulher !: "Como Bahái, uma das mais maravilhosas compreensões encontradas na Revelação foi sobre a importancia de sermos Mulheres, co-participantes na construção de uma nova sociedade. e de uma nova ordem espiritual Sempre foi difici compreender a dicotomia na religião, de algo para homens ou para mulheres..Ou termos hierarquias dentro da Revelação, onde homens tem ascenção ao desenvolvimento espiritual e as mulheres não..Onde havia necessitidade de espaços diferentes para encontros de homens e mulheres e/ ou nas ações.diferenciadas na prática religiosa.... No entanto esta igualdade tem sido má condizida na prática social......A Confrencia da China elaborou planos e metas, que não foram alcançados. Muitas mulheres conseguiram alcançar melhor status social, porém a base social no planeta continua desequilibrada e ultimaente agravada pela violencia dirigida especialmente ás meninas e as crianças , mulheres jopvnes e idosas.... Mulheres que devem ser promotoras na construção da Paz, hoje envolvem-se em movimentos revolucionários, guerrilhas e envolvimento em narcotráfico. Movimentos de Paz estimulado por mulheres,  tiveram  no Planeta   grandes momentos no passado,l mulheres ativistas envolveram -se movimentos altamente agressivos, buscando muito mais a questão do dirieto a terra, ao combate a violencia, excessivamente envolvidos em facções politico-partidárias, mas sem adquiri credibilidade(?) para aumentar a participalção das mulheres no Senado, Canara Federal,Estadula ou Local.E a meta de desenvolvimento para todas as mulheres  no Planeta se fragilizando, apesar de muitas mulheres terem acesso a capacitação, formação universitária, avesso a alguns postos de gerencia. mas a totalidade não.. Há muito o que escrever sobre o assunto.
Hoje me deterei em alguns pontos: 1
-Não haverá igualdade de direitos e deveres sem educaçcação e promoção interior, sem instrução e capacitação, sem entender o que é cidadania e como vivencia-la  pois sem estas condições mulheres não poderão:
-Envolver-se em posição de adoção de decisões em todos os setores da vida. não apenas na tecnologia, no cientificismo, mas em todos os aspectos da vida humana.saúde, educação, habitação etc.
- Mulheres continuarão de maneira exagerada ao culto extremo á beleza externa, sem o equjilibrio de desenvolver a beleza interior;
- Alimentará vazio da participação das mulheres nos asuntos ligados ao bem-estar social como:m como habitação, saneamento, educação, saúde(embora seja as maiores consumidoras e a grande demanda nos Serviços Básicos.)

Sem mulheres fortes, atuantes, cidadãs plenas o desenvolvimento social não ocorrerá, ficando apenas limitado ao modelo de crescimento econômico, consumismo, competição..

Nas comunidades Bah'iais somos estimuladas a sermos seres atuantes ao lado os homens, em especial na Educação, promoção do Status quo da Mulher,. sermos independentes em nossas ações e igualitárias no trabalho comunitário..Grande parte da Expansão,divulgação, criação de novas Comunidades Baháis no mundo foram realizadas por mulheres.
Paises como o Brasil, Argentina, Paraguay, França, e muitos outros a primeira pessoa a trazer a Mensagem Bahái no sec. XX foram mulheres...
A Jornalista Martha Root foi a primeira Bahái a visitar a America Latina e a Jornalista Leonora Armstrong, aquela que trouxe a Mensagem Bahái ao Brasil.- tudo no sec.20 a partir de 1921.
.
Podemos percber neste Texto sobre Mulheres e Igualdade:SEGUNDO A VISÃO BAHÁI: :A felicidade da humanidade será alcançada quando ambos, homens e mulheres se coordenem e a vancem por igual,já que cada um é o complemento do outro e o apoio do outro.' '-Abdu'l-Bahá  e  os homes também são convocados a seu desenvolvimento interior., pois seu patamar de seenvolvimento espiritual precisa avançar com certeza.
"Na estima de Deus não há discriminação de sexo. Quem tenha um pensamento puro, uma educação superior, realizações científicas e se destaque em filantropia seja homem ou mulher está facultado para receber a plenitude de direitos e reconhecimento. Não há diferença alguma...'"
"A IGUALDADE é um DIREITO  e uma VIRTUDE .... Escreveu Baháulláh:
A Humanidade é como um pássaro;uma asa é o homem e a outra a mulher.Enquanto ambas as asas não estiverem em plena condição de igualdade, o pássaro nãoo poderá voar.."

Hoje vemos uma sociedade, onde mulheres em relação ao seu papel de mãe, necessita ser revitalizado- não se nasce boa mae -aprende-se. E os Ensinamentos Baháis tem muito a oferecer nesta área.
Em relação a ambos os sexos como pais e mães, oupadrastos e madrastas, o que assistimos é algo desolador; separações constantes, relacionamentos informais, homens adentrando no espaço onde vivem crianças que não seus filhos e não tornam-se filhos e filhas do coração, ou também mulheres comportando-se do mesmo jeito com os novos membros onde vai estar inserida,, onde o abuso e violencia de todo tipo tem sido permitdo no lar  em detrimento do bem-estar das crianças , rpmovendo o  abuso, a negligência , violência e  até crimes perversos, quando não pedofilia.." Familias" portanto doentias, que não servem de modelos para futuros jovens e cujos jovens necessitam de um progrma efetivo sobre a responsabilidade de mulheres e homens na construção de familias livres da violencia...
Reunião na Comunidade Bahá'i é assim , como nesta foto:homens, mulheres, pessoas de qualquer grupo etário, compartilhando aprendendo algo novo- um novo modelo de vida- em parceria.Sõnia
Uma boa-tarde....Cada vez que sei do comportamento abusivo, desrespeituoso sobre crinças, ou vemos a superfilialidade da vida human, vem vontade de escrever algo..O que sinto, o que ivenciei na prática comunitária da vida humana, em meu trabalho com mulheres ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai