Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pelo voo de Deus quero me guiar - Jorge de Lima

Pelo voo de Deus quero me guiar - Jorge de Lima: "Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, ando sem destino. Pelo voo dos pássaros quero me guiar. Quero Tua Mão para me apoiar, pela Tua Mão quero me guiar. Quero o voo dos pássaros para navegar. Ando naufragado, quero Teus Cabelos para me enxugar! Não quero ponteiro para me guiar. Quero Teus Dois Braços para me abraçar. Ando naufragado, quero Teus Cabelos para me enxugar. Não quero bússolas para navegar, quero outro caminho para caminhar. Ando naufragado, ando sem destino, quero Tua Mão para me salvar."

Poeta Jorge de Lima, alagoano, de minha cidade natal-União dos Palmares, lá tem a Casa do Poeta, talvez o melhor e mais importante espaço da cidade. Pouco conhecido no Brasil, mas conhecido internacionalmente.Acho linda esta poesia e até fiz um power-point no passado.Infelizmente não sei colocar este material no BLOG


Minha cidade, tem perdido aquiilo que tinha de melhor quando era criança, o gosto pela leitura, pela intelectualidade, pelas manifestações culturias.  A Terra do Zumbi continua tão sem liberdade e avanço, ou até menos consciente do seu sonho de igualdade e justiça. Hoje  também invadida epla "modernidade"-liberdade sexual, danceterias, aumento do alcoolismo, pelo narcotrafico e ultima noticia desta semana: mulheres jovens seduzem menores, ou as menores deixam-se seduzir, para ganhar uma miserável quantia de dinheiro? O estimulo a educação maior se perdendo, e aceitam participar de uma festa tipo orgia onde iria haver um "leilaode virgindade.? Um atraso, uma coisa lamentável. E assim caminhando, o Noirdeste, sem avanço educacional, sem promoção das mulheres, que continuam com alta taxa de analfabetismo,  agora uitlizando as estatégias de prostiuitção claramente denunciadas.Povo ingênuo, ou povo que não foi estimulado a avançar no seu próprio desenvolvimento?.Por isto ler a Poesia  de Jorge de Lima, hoje deu-me  alegria...O quanto os palmarinos  lêem Jorge de Lima, é uma boa indagação!!!
Então "Pelo voo de Deus quero me guiar", e não pelo voo dos homens e lideranças que contribuem ou contribuiram  para que o Nordeste  continueo num retrocesso socio-cultural e humano..Até o forro, mudou! Tem agora aquele ar de sedução e sexualidade debochada, que não viamos no passado...Ah, lá tem umas praias,lindas.dizem os turistas...Morre-se na praia, como diz o ditado popular...
Turistas mineiros hoje foram para uma linda praia com certeza, so nao foram informados  que poderiam ser assaltdos e perder tudo- e perderam. Roubaran da Van tudo que tinham levado....Sõnia...

Nota: Saí de Alagoas, com 17 anos, vim estudar no Rio de Janeiro onde cursei Faculdade de Enfermagem, na Escola Ana Néria, fiz  Curso de Especialização em Saude Pública durante um ano  na Faculdade de Saúde Pública da USP, andei pelo Brasil , e fiz carreira de Sanitaristae no Governo do Paraná- ainda uma boa alternativa para se trabalhar  no SUS apesar de dificuladades tambem...... Trabalhar por lá  sempre tornou-se algo insuportável pela manipulação politica na saúde.- tentei duas vezes. arrumei as malas para outras plagas...
Amo minha terra, sou cidadã, acompanho tudo que aconteceem Alagoas, através dos jornais, e fico sempre triste em vero aumento da crise humana, social,economica, etc.
Quando houve as enchentes tsunamicas , percebi o quanto o terreno estava propício para o efeito danoso...Hoje continuo vendo os muncipios desolados ainda mais, e espero que não vire um Haiti Nordestino. Sõnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai