sexta-feira, 5 de abril de 2013

A propósito de Ho Phra Keo

A propósito de Ho Phra Keo:
O antigo templo de Ho Phra Keo é uma das mais antigas construções de Vientiane e a sua vida acompanha os ventos da história, que por vezes sopraram fortes no Laos. Começou a ser construído em 1556 e por duas vezes foi deixado em escombros.
O actual museu que alberga uma pequena coleção de artefactos religiosos foi erigido por ordem do rei Sethathirath para albergar o  Buda de Esmeralda - a mais sagrada imagem do sudueste asiáico descoberta em Chiang Mai, na Tailândia, e que agora pode ser visto no Grande Palace de Bangkok e que foi esculpido não em esmeralda, mas numa única peça de Jade.
Como é que esta imagem chegou a Vientiane? E como é que agora está na capital tailandesa?
Até ao século XIV, a zona que hoje é conhecida como Laos era um aglomerado de principados e etnias diferentes. O senhor da guerra khmer  Fa Ngun conquistou grande parte do território e deu-lhe o nome de reino do Milhão de Elefantes. A sua dinastia fez do país a força dominante do sudoeste asiático num território que integrava parte do noroeste da actual Tailândia e - consequentemente - Chiang Mai. Após o Buda de Esmeralda ter sido descoberto foi levado para Luan Prabang, no norte.
É então que Sethathirthat resolve construir o templo para trazer a imagem para Vientiane. Mas outro reino ganhava força nesta parte do globo. O reino do Sião - actual Tailândia - tinha aspirações a tornar-se a potência dominante e no século XVIII resolveu impôr-se, num conflito que levou ao cerco e destruição de Vientiane. Foi então que a imagem foi levada para Bangkok, onde ainda se encontra.
Já no século XIX o templo foi reconstruído pelo rei Annouvong. Vassalo do soberano de Sião, rebelou-se numa tentativa de ganhar autonomia total que foi asfixiada. Novamente o templo foi destruído.
O templo só viria a ser reconstruído já nos anos 20 do século passado e desta feita pelos colonos franceses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai