Powered By Blogger

domingo, 14 de abril de 2013

Como ensiná-los a trabalhar em grupo?

Como ensiná-los a trabalhar em grupo?:

Aqui no colégio onde leciono, costumamos fazer trabalhos interdisciplinares, normalmente em grupos de quatro ou cinco alunos. E, a cada ano que passa, trabalho em grupo torna-se cada vez mais difícil, por uma série de motivos:

1. Muitos estudantes têm agendas lotadas: balé, natação, inglês, aulas de reforço, médico, dentista, dentre outras coisas (trabalho em um colégio particular). É difícil conciliar os horários dos colegas e, como sobra somente o fim de semana, muitos pais reclamam de ter atividades escolares no momento em que poderiam sair, viajar, passear.

2. Se o professor escolhe o grupo, os alunos reclamam que estão com alguém que não gostam, que o professor chato impôs. Se você os deixa livres para escolher, sempre há um grupo onde surgem brigas e desentendimentos, muitas vezes até com interferência dos pais, que vêm à escola reclamar dos colegas do filho.

3. Muitos não entendem o trabalho em grupo como um momento em que todos os integrantes participam de todas as etapas de elaboração do mesmo. Para os alunos, trabalho em grupo funciona assim: "um faz a capa, outro a introdução, outro a conclusão", enfim. Na hora de apresentar para a sala, ele só sabe uma parte do trabalho e não fazem a mínima ideia do que se trata o restante.

4. Ainda tem aqueles que não sabem ou não querem trabalhar em grupo, preferem fazer tudo sozinhos, por diversos motivos. Não há o que o faça entender que trabalhar em grupo é importante, pois vivemos em sociedade e não isolados. Acabam ficando sem nota por se recusarem a colaborar com os colegas.

Como eu trabalho com adolescentes, acabo enfrentando essas situações. Vocês que trabalham com crianças mais novas, como lidam com isso?

Bom fim de semana!
Elaine
*********************************************************************************************Excelente artigo do Blo: http://redeeducaoemfoco.blogspot.com/2013/como-eniiina-los-trabalhar-em-grupo.html

Sonia Maria
Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai