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quarta-feira, 3 de novembro de 2010

É brincando que se aprende

Achei otima esta matéria..realmente as crianças tem necessidade de aprender da maneira como elas se manifestam....Brincar com toda esta abordagem, torna-se uma maneira integradora com a criança., dinâmica como elas são, estimulam a imaginação  Lembro-me das cricadeiras de crianças na minha infancia: gost[ávamos de brincar de cozinhar:comprávamos panelinhas de barro, cerâmica na feira, fazimaos as comidinhas para dar as bonecas..repetiamos a vida domestica, sem artíficos, sem brinquedos caros.. .Brincávamos de cuidar das pessoas...

Do Blog-criança genial:http://criancagenial.blogspot.com/2010/11/e-brincando-que-se aprende.html

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É brincando que se aprende: "Por que toda criança precisa brincar (muito)?
Brincando, elas aprendem a escolher: uni-duni-tê.
aprendem a imaginar: esta poça d’água vai ser o mar.
aprendem a perseverar: caiu o castelo, vou fazer de novo.
aprendem a imitar: eu era o motorista - brrrrrrum.
aprendem a criar: dou um nó aqui, outro aqui e tá pronto o circo.
aprendem a descobrir: misturei amarelo e azul, olha o que deu.
aprendem a confiar em si: olha o que eu consegui fazer.
aprendem novos conhecimentos: 28, 29, 30, lá vou eu!
aprendem a fantasiar: daí a gente voava.
aprendem novas habilidades: vou fazer o cabelo da minha fada cacheado.
aprendem a partilhar: tira, bota, deixa ficar.
aprendem a inventar: essa tampinha de garrafa vai ser o pratinho deles.
aprendem a pensar logicamente: joga a bola pra ele!
aprendem a pensar narrativamente: vou te contar.
aprendem a interagir: posso brincar com vocês?
aprendem a cooperar: dá a mão que eu te ajudo.
aprendem a questionar: será que é assim mesmo?
aprendem a memorizar: vamos ver quem pula corda até cem?
aprendem a conhecer suas forças: deixa que eu defendo.
aprendem a conhecer seus limites: tô com medo.
aprendem a encorajar: vem que eu te seguro.
aprendem a fazer julgamentos: assim não vale.
aprendem a analisar: os grandes aqui, os pequenos ali.
aprendem a devanear: hã?
Entre outras razões, porque brincar é o principal jeito de as crianças aprenderem.
aprendem a compaixão: dá a mão que eu te puxo.
aprendem a fazer analogias: aquela nuvem não parece um cavalo?
aprendem a organizar: ó que legal a minha fila de carrinhos.
aprendem a fazer cultura: vamos brincar de inventar piada?
aprendem a compartilhar: pega essa boneca que eu pego aquela.
aprendem a perdoar: tudo bem, já passou.
aprendem a desbravar: vamos ver o que tem lá?
aprendem a construir: era uma vez uma cidade assim.
aprendem a destruir: vamos desmanchar pra fazer outro.
aprendem a sentir: fiquei com o olho cheio d’água.
aprendem a rir: ra-ra-rá, lembra aquela hora?
aprendem a olhar: acho que aquela graminha ali é um gafanhoto.
aprendem a ver: você tá triste?
E muito mais.
Mais que um jeito de aprender, brincar é o jeito de as crianças serem. Não é uma coisa que possa ser substituída, reembolsada amanhã, ou uma preparação para o futuro. As crianças precisam brincar hoje e todos os dias de sua infância. Todas as crianças, no mundo inteiro, têm o direito de aprender essas coisas e de ser plenamente assim. Se não brincarem – muito – quando crianças, não conseguirão aprender (nem ser) direito depois. E todos os adultos do mundo precisam aprender melhor o que as crianças, mesmo sem perceber, têm pra nos ensinar.
Gilka Girardello Gilka Girardello é graduada em Comunicação Social pela UFRGS, mestre pela New School for Social Research e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. É professora da Faculdade de Educação da UFSC, na graduação e no pós-graduação. Atualmente, seus interesses de pesquisa são as relações entre mídia e infância.
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