'Quanto mais profundamente busco as causas da crise ambiental, mais me convenço de que é uma manifestação externa de uma crise interior.' (Al Gore)O aquecimento global é um grande problema político, econômico e psicológico. O IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática) é uma comissão da ONU formada por cientistas, especialistas e instituições, selecionados no mundo todo. Em seus relatórios há incertezas em relação aos efeitos, mas NÃO HÁ DÚVIDAS sobre a necessidade de adotamos práticas sustentáveis. Embora haja dissidentes na mídia, são minoria e nem precisa ser gênio para perceber: No Brasil, um país ultra rico em recursos... tão lembrados do apagão de energia, das importações de etanol, o preço alto da gasolina, racionamentos de água, etc? Não sei se o mundo vai esquentar ou esfriar, mas pega a rodovia dos bandeirantes que chega em São Paulo e veja a crosta cinza de poluição em cima dos prédios, logo abaixo do céu azul. Abre a janela e respira fundo. (se tiver coragem :-P) Pega a marginal Tietê e olha o esgotão. Pensa nos desperdícios, na quantidade de lixo absurda que a cidade gera todo dia... para onde vai? Imagine as megacidades do mundo, todas só irão aumentar. Deixa assim? O ser humano é a única criatura capaz de prever seu futuro e controlar seu destino. Por quê, mesmo prevendo as consequências, não agimos ou tomamos decisões desastrosas? Nosso cérebro responde melhor a ameaças que são:
- Visíveis
- Imediatas
- Iminentes
- Possuem causas simples
- Tem precedentes
- Causadas por alguém, não por 'nós'
- Tem impactos pessoais diretos
- É díficil sentir o clima mudando
- As consequências são de longo prazo
- As causas e soluções são incertas, complexas, sem precedentes
- Sofre influência de diversos fatores, é difícil mensurar a culpa e a responsabilidade de cada um
- As consequências virão para 'outras pessoas' primeiro
- Quando vemos 1 pessoa sofrendo nos importamos mais do que quando há muitas envolvidas
- Para nós a prevenção é algo dificíl, pois se está trabalhando em algo que ainda não aconteceu
- Se você tem autonomia para resolver o problema, você se importa. Quando você pode contribuir pouco, você não se importa tanto
- Combater o aquecimento global também implica em reduzir prazeres e mudar velhos hábitos
- Procuramos justificativas, racionalizamos, relativizamos - de acordo com o que é conveniente para nós
Link para a 2ª parte
PSICOLOGIA AMBIENTAL
Barreiras Psicológicas - parte 2
Deixo aqui um excelente vídeo do Greenpeace:
http://www.youtube.com/watch?v=L5UZXiq4ZwA
'Quantos outros desastres serão necessários para convencer [...] de que energias renováveis são a última esperança para um futuro sustentável? Palavras vazias e decisões fracas falharam. Agora é a hora de uma revolução energética. Vamos olhar nos olhos das nossas crianças e dizer que tivemos a oportunidade mas faltou coragem? Vamos olhar nos olhos das nossas crianças e dizer que tivemos a tecnologia mas faltou visão? Ou vamos olhar nos olhos das nossas crianças e dizer que encaramos nosso desafio, e que lutamos, lutamos pela Revolução Energética?'O que diremos em 2020?
'Eu lamento. Poderíamos ter parado a catastrófica mudança climática... mas não o fizemos'Fontes: "
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai