Promoção da Igualdade entre Homens e Mulheres no lar, na família, na sociedade, um dos requisitos para a PAZ- visão Bahái
Diariamente, lemos notícias sobre a situação de humilhação, violência, negação dos direitos das meninas e mulheres no mundo à educação, cidadania e igualdade de direitos no lar, família e sociedade..
Os causadores desta situação, tem sido o modelo familiar , social , religioso adotado durante séculos por povos de várias culturas.
Publicando um Texto apresentado na Primeira Conferencia Bahái do Cone Sul - em 1999- Rosário- Argentina -" Homens e Mulheres companheiros verdadeiros, onde estivemos presentes.
O Sub-Tema "Os Homens alcançando sua própria grandeza", oferece-nos subsídios para dar um avanço na promoção da igualdade, e dá-nos compreensão para entendermos o quão pouco se tem avançado nesta questão, exatamente porque um dos fatores para garantir a promoção da Mulher é o próprio Homem perceber que sendo parceiro da mesma, ele estará promovendo seu próprio avanço.
Londrina- Homens e Mulheres juntos em uma Capacitação sobre Desenvolvimento Humano
Texto apresentado na Conferencia e sobre o Tema:
"É difícil que a mulher desenvolva seus conhecimentos e capacidades, se os homens e suas famílias não derem apoio.
É mais fácil para os homens dar este apoio de todo coração, se eles perceberem que também serão beneficiados com a igualdade
As Escrituras Bahá'is reforçam que "Enquanto se impedir a mulher de alcançar suas maiores possibilidades, os homens estarão privados de alcançar a grandeza que poderia ser sua. "
Quando não existe igualdade na maioria das vezes, a mulher desempenha um papel semelhante a de uma serva. Está aí para atender e cuidar de seu marido e do lar.
Porém, como não tem a mesma preparação que ele, não há muito o que possa fazer para apoiá-lo em seus problemas, ter uma conversa interessante com ele, ou contribuir nas decisões importantes. Nem a ele, ocorre consultar com ela.
Ao contrário, quando a mulher tiver uma educação seja do mesmo nível que a do homem, e se tratem de igual para igual, ela poderá converter-se em sua própria colaboradora mais valiosa, uma companheira que sinceramente o ama e é capaz de compartilhar com suas idéias, e suas atividades para o alcance de metas que são importantes para ambos.
Visto que as mulheres estão acostumadas a respeitar aos homens, na maioria das vezes é difícil que uma mulher eduque-se e se capacite, se os homens da família se opõem.
As vezes, nem mencionam algo que gostaria de fazer com medo da rejeição.
Por isso, os homens não só devem permitir que sua esposa, filhas e irmãs sejam educadas e participem nas atividades que contribuam a seu próprio desenvolvimento ou bem-estar da comunidade, como também devem animá-la para que o façam prestar o cuidado dos filhos e a realização das tarefas domésticas, Por sua vez, devem oferecer apoio moral e material necessário para facilitar sua participação, consultando sobre a melhor maneira de prestar o cuidado dos filhos e a realização das tarefas domésticas, para assim evitar que a mulher se sobrecarregue com dupla jornada de trabalho.
Colocaremos as conclusões em outra postagem.
Texto da Cartilha "Homens e Mulheres - Companheiros Verdadeiros "
Conferencia Bahai do Cone Sul - 1999
Sônia
atom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai