Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

El condor pasa - PERU

A America Latina está passando por momentos difíceis..Povos indigenas insatisfeitos, grupos não sendo escutados, direitos humanos violados até hoje,, agitação constante no no continente. Povos que têm no coração e na alma a pureza e amor genuíno, e agora perdendo este valor manifestando sentimentos que não  é a propria natureza dos povos indigenas...Estive numa Conferencia Bahá'i Latino Americana dos povos indigenas no Equador em 1982, lá pude sentir o carinho, aquela condição de simplicidade, nobreza, que a gente percebia nos olhares dos grupos étnicos:quechua, aymara, mayas, mapuche, dos representantes sioux e navajo dos EUA e  dos esquimós extremo norte.. Tudo  isto porque a sociedade não permite a inclusão dos mesmo na sociedade, como integrantes de uma só raça :A RAÇA HUMANA.
Tão diversificada e por isto tão bela.
Lá meus olhos encheram-se de lágrimas de felicidade e gratidão a Deus por poder estar junto, como sonhava desde criança(perguntava sempre e os índios por que não são considerados iguais?)
E agradecia Deus por ter conhecido a Mensagem Bahái  que me deu esta graça em participar da Conferencia, para mim ,a mais bonita que já presenciei na Comunidade Bahái Internacional..
É lamentável ver toda esta exclusão, é lamentável que os povos indígenas também tenham que usar da mesma estratégia que os não indigenas para serem ouvidos...
Mas como Bahái, sei que temos a participação dos povos  indigenas  nas comunidades, sem esta coerção, mas com sentimento de puro amor e alto respeito por todos os seres do planeta.
Então para implantarmos o sentimento de amor por todos povos indigenas, escutemos " El Condor  pasa..."
Que "el condor" passe sempre trazendo então paz, unidade a todos na America, sem populismos, sem estratégias que incitam a violência e que  parece não tem garantido a inclusão  dos mesmos. nem paz....

Informações sobre participação dos povos indigenas nas comunidades baháis dos EUA, acesse Mark Granfar no Facebook ;

No  Brasil :Portal www.bahai.org.br
ou acesse no Google: Comunidade Bahái'i Internacional.

UM BOM INICIO DE SEMANA. SÔNIA

"A Terra é um só Páis, e os seres humanos seus cidadãoss " Bahá'u'lláh"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai