Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Faleceu Dorina Nowill – Fundação para o Livro do Cego no Brasil

Existem pessoas que merecem realmente todo nosso respeito e admiração, e devem ser fonte de estímulo para os mais jovens e para todos nós.Dorina Nowill é  realmente alguém  para quem devemos "tirar o chapéu"Numa sociedade, onde a palavra "celebridade" tem sido usada de maneira inadequada e vazia, alimentada pela mídia e alimentada de maneira idólatra por pessoas que contribuem muito pouco para o bem estar humano , a vida desta mulher resgata e vitaliza o sentido de celebridade verdadeiro.-despojada da vaidade e do poder.mas fortalecida pelo serviço ao bem-estar da humanidade.
No meu tempo de criança e jovem,  pessoa" Célebre" era aquela que  manifestava respeito, dignidade, honra á sociedade.
E na sua vida ,podemos distinguir estas condições.
As Escrituras Bahái's afirmam: tanto para homens como para as mulheres;
"Esforçai-vos de alma e coração para distingui-vos através de suas ações"E podemos ver tudo isto na biografia pequena sobre sua vida.-citada abaixo na noticia da Fundação para o Livro do Cego no Brasil
Sõnia - Londrina. 3 de setembro de 2010
Faleceu Dorina Nowill – Fundação para o Livro do Cego no Brasil: "
Faleceu Dorina Nowill - Fundação para o Livro do Cego no Brasil
Faleceu ontem, aos 91 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, a pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill. Dorina estava internada há 15 dias vítima de uma pneumonia. Gostaria de falar um pouco sobre esta senhora maravilhosa, uma mulher nobre, lutadora e fundadora da Fundação Dorina Nowill. Muitos podem não conhece-la mas sua obra ficará para sempre em nossos corações.

Faleceu ontem, aos 91 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, a pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill.
Dorina Nowill ficou cega aos 17 anos em decorrência de de uma infecção ocular. Mesmo assim, ela continuou os estudos e formou-se como professora primária. A professora Dorina foi a primeira aluna cega a matricular-se em São Paulo, numa escola comum. Naquela época, livros em Braille eram raríssimos e ela teve que cursar como estudante normal. Mais tarde especializou-se nos Estados Unidos da América.

Fundação para o Livro do Cego no Brasil
A filantropa casou-se com o advogado Edward Hubert Alexander Nowill, a quem conheceu nos Estados Unidos, quando estudava na Universidade Columbia, como bolsista de uma fundação voltada para educação e reabilitação de cegos.
Em 1946 nasceu “Fundação Dorina Nowill para Cegos” que é uma instituição filantrópica brasileira, mais conhecida como “Fundação para o Livro do Cego no Brasil”; onde tive o prazer de estagiar no meu tempo de universidade e a felicidade de vir a conhecer um pouco mais do brilhante trabalho lá desenvolvido.
Dorina Nowill foi presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos desde 1951 e atualmente ocupava o cargo de Presidente Emérita e Vitalícia. Hoje a instituição dispõe de uma moderna imprensa Braille, que distribui livros para cerca de 800 escolas, para entidades de atendimento e para três mil cegos individuais. Livros em Braille são também doados também a muitas bibliotecas municipais. A fundação mantém ainda um projeto chamado “Livro Falado”, no qual voluntários gravam livros em fitas cassete e em CDs.
Dorina era casada, deixa 5 filhos e 12 netos. Foi uma perda irrepáravel para todos nós pedagogos que aprendemos a admirar e respeitar esta grande e vitoriosa mulher!
Visitem o site e saiba mais sobre Dorina Nowil e sua Fundação: – Site Oficial Dorina Nowill
Fundação Dorina Nowill para Cegos Rua Doutor Diogo de Faria, 558 Vila Clementino – São Paulo – SP Fone: (11) 5087.0999 – Fax: (11) 5087.0977
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai