Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Re: [Alimentos_Saudaveis] O problemas dos alimentos saudáveis.....




Para: Alimentos_Saudaveis@yahoogrupos.com.br
Data: Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010, 10:06


Sou enfermeira sanitarista, agora aposentada, portadora de cirrose hepática, adquirida há mais de 35 anos em periódo de pós-parto e gestação com transfusões de sangue na Amazõnia, num tempo que não se pesquisava doadores.. Durante anos, trabalhando no SUS, vendo a falta de monitoramento de sinais e sintomas de lesão hepática, mergulhada em programas de Tuberculose, Hanseniase, materno-infantil, com problemas familiares sérios, sem tempo de perceber algo em mim mesma....

Bem, não adianta perder tempo com isto agora.
Mas fico daqui pensando, primeiramente que a questão de orientação nutricional somente há poucos anos tem sido valorizada e até exaltada, de maneira correta na recuperação da saúde, ou para prevenir danos .
No entanto, fico também pensando :"Quem come bem ou pode comer de maneira correta, adequada, com qualidade neste país ou no mundo?"
A indústria de produção de alimentos, em larga escala para atender a demanda populacional principalmente nos grandes e médios centros urbanos, a invasão e poder das redes de supermercados. as lojas de sanduíches(Mac, Habib, e outras) , os inúmeros restaurantes e churrascarias, uma invasão planetária de estimulo a alimentação hipercalórica, hipergordurosa,  sucos adocicados, com oxidantes,estímulo ao  consumo do alcool  (o Brasil querendo ser o grande produtor da cachaça competindo com a vodca.)...Quer dizer, uma doideira mesmo. O povo não come para viver, vive para comer....As praças de alimentação, e não de diversão e lazer, dos Shopings, verdadeiras armadilhas para o adoecimento...Uma sociedade industrial, onde a familia não se reúne mais para fazer suas refeições juntas sem pressa. Ai todo mundo come correndo em qualquer lugar, enche-se de pastel, empadinhas, sanduiches de presuntos, pizzas.

Como enfrentar toda esta cultura? As mulheres trabalhando fora, muitas mal pagas, baixa instrução, erros alimentares graves, mal pagas, mal apoiadas, sem mais tempo para afazeres nutricionais.  O mundo vertical  e industrial acaba com a saude mesmo..Não vivemos mais em aldeias.
Então agora com cirrose, tentando corrigir a alimentação, o que posso fazer, tenho 66 anos, aposentada, moro bem, tenho renda para isto,e o e os outros? Não tem salário adequados, não tem Assistência a saude adequada, orientação nutricional no SUS algo quase inexistente....Ate o aleitamento Materno foi sendo desmobilizado . Os mitos criados da Terceira idade como a melhor idade. Para quem? Pra os que tem boa  renda de aposentadoria( e são poucos) , dorme bem, passeia, viaja, tem palnos de saúde conveniados e por ai afora.
Bem apenas um desabafo....Estamos estimulando , e está correto, mas será que o publico alvo , os governos estão interessados?Onde estão as feiras comunitárias? Os alimentos orgânicos em pequenas produção , pouco difundidas, e desestimuladas as hortas caseiras..........
Porque não são realizadas sistemáticas Semanas de Nutrição com qualidade nos municípios?Morei num pequeno Município o Estado e São Paulo, com influencia de culinária italiana, o povo come de tanta falta de sonho parece, ansiosos, compulsivos.- e a gente via toda hora obesos mórbidos.
Estou tentando tornar minha casa um laboratório nutricional e passar receitas simples, possíveis de qualquer pessoa fazer e estimular uso de produtos organicos , horta caseira.com o pessoal do grupo de Hepatite.
Um abraço a todos. Sõnia


__._,_.___


__,_
-
---






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai