Powered By Blogger

sábado, 2 de julho de 2011

Professor manda estudante “voltar à África” e “clarear sua cor”

Professor manda estudante “voltar à África” e “clarear sua cor”: "http://www.viomundo.com.br/denuncias/professor/manda-estudante-voltar-a-africa-e-clarear-sua-cor.html

CARTA ABAIXO-ASSINADO
Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que “tirou uma péssima nota”; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria “voltar à África” e que deveria “clarear a sua cor”;em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição “está tudo errado” e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão “no cu”; disse que o colega é péssimo aluno por que “somos de mundos diferentes” e que “aqui diferente da África somos civilizados” inclusive perguntando “com quantas onças já brigou na África?”. Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.
Favor divulgar em todas as redes pois o que está acontecendo aqui é comum em outras Instituições.
Cristina Miranda
Coordenadora do CEN/MA
O abaixo-assinado está aqui.

O professor Cloves Saraiva e o estudante Nuhu Ayuba, que é nigeriano e está há três meses em São Luís. Segundo o Jornal Pequeno/Blog do John Cutrim, Nuhu Ayuba veio para o Brasil por meio do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com instituições de Ensino Superior em todo o país.
Leia aqui a retratação pública do professor Cloves Saraiva.
***************************************************************************************************************************************************
Realmente o episódio é lamentável. E no Maranhão ? Um dos Estados com forte influência africana ? .A gente fica realmente lamentando todo este absurdo.
 O ano passado, lendo jornais de Alagoas, minha terra natal, havia denuncias de preconceito racial dirigido aos afro-descendentes locais por parte de crianças no interior......
E ainda achamos que não existe preconceito..Mas o que aconteceu, pelo menos como narrado ,parece mais do que preconceito...Aqui em Londrina, tem vários alunos oriundos da Africa, e um deles que frequenta nossa casa e participa de bate-papos sobre a unidade da Humanidade, relatou algumas dificuldades por parte de indivíduos na sua convivência social... Isto gera momentos de reflexão , sobre a necessidade de compreendermos que existe apenas uma raça-A RAÇA HUMANA.
Como bahai's, somos educados e aceitamos o principio de igualdade entre os seres humanos- ninguém é mais ou menos importante, o importante é o caráter humano, que tem sido aviltado por estes paradigmas absurdos que têm contribuído para a animosidade e estranheza,racismo e ódios entre nações e povos.
 O Brasil da diversidade, precisa consolidar e demonstrar em atos esta condição..
Textos dos Escritos Bahá'is que  nos fortalecem na educação para eliminar preconceitos:

"Esforçai-vos de coração e alma a fim de causar união e harmonia entre os brancos e os negros e assim provar a unidade da humanidade do mundo bahá'i - onde NÃO HÁ LUGAR PARA distinção de cor, onde somente os corações dos amigos são tidos em conta.
 Louvado seja Deus! os corações dos amigos estão ligados e unidos, quer sejam eles do leste ou oeste, do norte ou do sul, sejam alemães, franceses, japoneses ou americanos.....Variações de cor, de país e raça não têm nenhuma importância na Fé Bahái; ao contrário, a UNIDADE BAHÁ'I SOBREPUJA TODAS ELAS E ELIMINA TODAS ESTAS FANTASIAS E IMAGINAÇÕES ."
                                   Abdu'l-Bahá 
 Livro Seleção dos Escritos de Abdu'l-Bahá - p.101 
 EDITORA BAHÁI DO BRASIL

Quanto ao Professor deveria estudar sobre genoma....

Vídeo sobre Unidade da Humanidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai