Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

a forma de forma

a forma de forma:



21-1050
Prezada Paula, gosto bastante do Blog, e  publico de vez em quando matérias  nos meus Blogs. Enviando votos de paz  e alegria,  bastante entusiasmo e esta capacidade latente em servir sempre a comunidade humana. vtos peloseu aniversário. Vou publicar matéria nos Blogs.SOU SUA ADMIRADORA
Como Bahá'i sabemos que se adquirimos conhecimento e repassamos o mesmo a sociedade para melhorar a vida dos outros isto é generosidade verdadeira .
 Um Texto especial para vocês todos desta linda empresa.
"As artes, os ofícios e ciências  elevam o mundo do ser e conduzem a sua sublimidade. O conhecimento e como asas para a vida do homem, e uma escada pela qual ele pode subir.Incumbe a todos sua aquisição." Escritos de Bahá'u'lláh- r
Se desejar saber sobre Baha'i acesse:
 :


http://aformadeforma.blogspot.com/


Posted: 04 Oct 2012 06:40 AM PDT
Faz alguns anos que busco a receita perfeita de sabão com óleo de cozinha. Posso dizer que cheguei quase a perfeição. Algumas tentativas desandaram, algumas vezes o óleo ficou separado do restante, outras não endureceu... Hoje, o sabão que faço fica ótimo de usar, mas o aspecto não é dos melhores.
A pergunta que surge: por que eu faço sabão? Eu não faço fritura em casa e praticamente não uso óleo na cozinha (minha prática diária é usar o ghee - se você não sabe o que é ghee, veja aqui). O que acontece é que uma pessoa muito especial que trabalha conosco aqui no sítio - a Maria - tem um filho que é proprietário de uma lanchonete. Já viram, né? Pois é, ele faz muita fritura na lanchonete. Para minha tristeza, além da fritura em si, ele deixa o óleo no limite de saturação e, para completar, quando já não mais conseguia usar, jogava ralo abaixo pelo tanque.
Sobre a questão da saturação, já conversei com a Maria. Porém, este é um problema que mexe no bolso e ficou bem difícil de integrá-lo na rotina do estabelecimento. Sobre o óleo ir para o ralo, pedi que eles apenas colocassem o óleo em garrafa pet para me entregar (sem nem filtrar). Para minha surpresa, eles conhecem uma boa receita de como fazer sabão a partir de óleo de cozinha. Mas é bem mais fácil comprar um galão no supermercado... afinal, para que ter trabalho se o mundo facilita as coisas? :) A lógica de consumo atual é realmente bem perversa...
Bom, eu gosto muito do sabão feito com óleo de cozinha e fico bem feliz a cada leva que consigo fazer. Testei diversas receitas da internet que não derem certo. Ganhei um pote do melhor sabão de óleo de cozinha que já conheci (presente do meu querido amigo e professor Marcus Monteiro). Porém, não consegui a soda cáustica líquida que, conforme ele me explicou, faz um sabão de melhor qualidade.
Nas minhas pesquisas que deparei com um blog muito bom: o eCycle. Neste blog encontrei uma bela receita. A minha não fica tão lisinha como a deles (por isso afirmei que é quase perfeita). Mas dá um sabão muito bom. Link da receita original aqui.


  • 02 Litros de óleo de cozinha usado (o óleo que uso é bem escuro, bem saturado, para minha tristeza)
  • 350 mililitros de água - usei meio a meio com suco de limão
  • 350 gramas de soda cáustica em escamas
  • 50 mililitros de álcool
  • 07 potes de nata ou queijo cottage vazios (uso para colocar o sabão pronto, esse é o rendimento final)
  • 01 colher de pau
  • 01 par de luvas para lavar louças
  • 01 máscara descartável (uso um lenço sobre a boca e o nariz e não respiro sobre o balde)
  • 01 óculos de jardinagem (uso por conta do vapor da soda)
  • 01 balde
  • Peneira e voal para filtrar o óleo
  • opcional - 05ml de essência aromática (usei o limão, mas já usei essência de eucalipto em outra ocasião, fica super cheiroso)
OBS: Muito cuidado com esta receita, a soda é muito perigosa e pode causar queimaduras sérias!
Ingredientes e utensílios
1 - Amornar a água (no meu caso, suco de limão e água)
2 - Colocar a água no balde e juntar a soda em escamas. Muito cuidado nesta hora, o vapor que solta é perigoso, não respirar em cima do balde. O ideal é tomar uma distância usando uma colher bem grande. Mexer até dissolver bem a soda (alguns minutos).
3 - Acrescentar o óleo filtrando pelo voal e peneira.
4 - Mexer por 30 minutos (essa é parte que ninguém gosta). A partir do minuto 15 é possível perceber que a mistura vai engrossando.
5 - Acrescentar o alcool e mexer bem para não empelotar... hahaha o meu nunca dá certo. Sempre vira esse "engruvinhamento" aí da foto. Por mais rápida que eu seja para mexer. Se alguém tiver alguma boa dica de como fazer para isso não acontecer, eu agradeço!
6 - Também não é nada desesperador. Eu coloco em potes assim mesmo. Deve-se aguardar pelo menos uma semana antes de usar. Logo que está pronto, a soda agride as mãos. Quanto mais tempo esperar, melhor. A foto aí de cima é de uma leva que fiz há dois meses. Mesmo ficando embolotado, está ótimo de usar.
Fica a dica!
Posted: 03 Oct 2012 10:24 AM PDT
Eu tinha armazenado aqui em casa uma abóbora menina (aquela de pescoço) há uns 04 meses. Ela foi colhida com um pedaço do caule, o que permitiu que ficasse intacta até agora.
Ontem, finalmente, resolvi dar um destino para ela. Doce de abóbora aromatizado com fava tonka e lírio do brejo.
A receita é bem fácil, mudei apenas as especiarias. Já falei da fava tonka aqui. E do lírio do brejo aqui.


Ingredientes:


  • 2,5 kg de abóbora descascada cortada em cubos (daqui do sítio)
  • 2,3 kg de açúcar demerara orgânico (da Native, compramos direto do fornecedor)
  • 5 xícaras de água
  • 1/2 fava tonka ralada (da chá e cia)
  • 01 bom naco de lírio do brejo descascado e em pedaços (daqui do sítio)
  • Suco de 01 limão (daqui do sítio)
  • 2,5 colh de sopa de cal virgem (comprei um pacotinho de 150 gr em uma ferragem, a vendedora me garantiu que servia para fins culinários... deu certo)
Diluir bem o cal em 2 lts de água. Colocar a abobóra na água com cal e completar com o suficiente de água para cobrir todos os cubos. Deixar agir por 01 hora mexendo de vez em quando para que os cubos de cima desçam e tomem contato com o cal. Passado este tempo, escorrer e lavar bem os cubos para tirar qualquer resíduo de cal.
Colocar o açúcar e a água em uma panela grande e deixar o açúcar desmanchar bem até ferver e não ficar nenhum grão inteiro. Deixar ferver por uns 15 minutos em fogo baixo.
Acrescentar as especiarias, o suco de limão e os cubos de abóbora.
Deixar ferver novamente e cozinhar em fogo baixo até a abóbora ficar macia (em torno de 45 minutos, 01 hora).
Colocar em vidros previamente esterilizados cobrindo com a calda. Já expliquei como esterilizar aqui.
Deixar curtir por uns dias e bon appetit!
You are subscribed to email updates from a forma de forma
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
Permalink

| Leave a comment  »



atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai