Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Blog - Cidadão do Mundo- "Morre em Cabo Verde- Cesária Évora-a diva dos pés descalços

A Ternura de Èvora -  Postagem especial  - enviada pelo Blog-Cidadão do Mundo.




5570954486_5040af82d2_m

 Quem poderá esquecer a mesma? 
 O Blog-Cidadão do Mundo publicou  um relato e opinião de quem a assistiu, percebeu, sentiu a beleza da alma que expressava sua canção ..
Sua vida..sua dor, sua natureza , sua alma...
Sempre escuto músicas da mesma, continuaremos cantando, pois o canto fica e  ecoará no cosmo,  em nassos corações e almas sempre.

 Vozes eternas  !!! Como Miriam Makeba, Mercedes Soza- cada uma diferente mas igual em seu poder de exprimir algo especial- cantar com sua alma, seu próprio lamento e anseio..


Ao amigo Tom Araújo proprietário do Blog-Cidadão do Mundo,\obrigada !




---------- Mensagem encaminhada ----------
Data: 21 de dezembro de 2011

http://www.cidadaodomundo.org


Posted: 21 Dec 2011 02:55 AM PST
Sodade – Cesaria Évora Serena, pés livres, vestido solto, olhar tranquilo e uma voz que saía como se estivesse sempre embalando um filho nos braços. A gente olhava para Cesária Évora de longe e tinha a sensação de que palco e plateia não existiam. Ela estava logo ali ao lado, como mãe tranquila, sem querer mostrar força sendo, naturalmente, um colosso da natureza. Ela morreu sábado, em Mindelo, Cabo Verde.
A serenidade de Cesária Évora foi o que a conduziu por seus 70 anos. Morna foi o gênero que a consagrou em sua terra, Cabo Verde, e o que a ajudou a lutar sem armas seja pela liberdade de seu país, conseguida de fato em 1975, seja pela própria liberdade. Terna em tudo que fazia, não viveu sempre em águas calmas. O álcool, consumido até durante os shows, quase acabou com sua carreira. Entre meados dos anos 1970 e 1980, ficou por quase dez anos fora de cena para se dedicar à família. Foram anos duros, de arrochos financeiros e pessoais, que ela chamava em entrevistas de “época negra”. O que a fazia cantar com sentimento? “Ah, os cigarros, é com eles que eu afino a voz”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em 2001.
Se quisesse, poderia ter partido de Cabo Verde desde que a elite artística passou a reverenciá-la – tardiamente, é fato. Mas Cesária, que veio ao mundo com quase 50 anos, preferia as terras quentes de sua ilha. E sobre sua insistência em ficar fincada ali, perto de dois filhos e dois netos, dizia: “É muito difícil. Temos o desemprego alto, a fome e a falta de chuvas. Mas temos o sol, o mar e as pessoas simpáticas. São coisas que fazem valer a pena viver aqui”.
Em 2009, já com dificuldades físicas que a levariam logo a se despedir dos fãs em uma carta emocionada, Cesária deixou Nha Sentimento, um álbum definitivo de seus talentos, com canções que mais pareciam testamentos. “Trabalha, luta e canta / Rega a tua vida com o suor da tua alegria / A fatalidade acabará / E o teu dia virá, sim o teu dia …”, dizia em “Fatalidade”.
Embora em volume baixo e tonalidades que deixavam sua voz confortável em regiões médias, Cesária disse muito de uma África lusófona que vai sentir sua falta. Até porque não há chances de surgir outra dessas filhas tão cedo.
Fonte: Julio Maria
Sem posts relacionados.
You are subscribed to email updates from Blog - Cidadão do Mundo
.


******************************************************************************


Email delivery powered by Google
Nossa homenagem a Cesaria Évora e todo povo de Cabo Verde.
Sônia- Londrina- PR-Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai