Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

[Comunidade Bahá'í do Brasil] Capacitação de professores de aulas para crianças

393318_326315200714749_2521047

---------- Mensagem encaminhada ----------

Assunto: [Comunidade Bahá'í do Brasil] Capacitação de professores de aulas para crianças
Para:; divulgação 


Material didático do Instituto Ruhí auxilia no desenvolvimento de virtudes entre o público infantil


No fim de semana de 17 e 18 de dezembro, aconteceu em Pirenópolis (GO) uma nova capacitação específica para educação de crianças entre 5 a 6 anos. Ao todo 12pessoas já estão habilitadas a ministrar as novas lições do livro Ensinando Aulas para Crianças, o terceiro na sequência de cursos desenvolvidos pelo Instituto Ruhí de Capacitação1.

As aulas para crianças são uma das atividades centrais2 realizadas pelos bahá'ís, que acreditam que a educação é a única ferramenta capaz de revelar os tesouros latentes em cada ser humano, descrito por Bahá'u'lláh3 como uma “mina rica em joias de inestimável valor”. A turma reunida na cidade histórica goiana reuniu professores de aulas de crianças de Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia (agrupamentos de Núr e Goyazes). A especialização, que traz materiais focados na faixa etária de 5 e 6 anos, foi facilitada por representantes regionais do Instituto Ruhí. Além dos materiais específicos, a turma estudou também as mensagens da Casa Universal de Justiça para os Ridváns4 de 2000 e 2010, nas quais há várias orientações acerca da linguagem relacionada com as atividades educacionais promovidas pelos bahá'ís.

May Cyrous foi uma das participantes da turma, que se reuniu em uma chácara na histórica cidade goiana. Ela conta que os participantes foram divididos em grupos a fim de explorar diferentes maneiras de trabalhar cada virtude. “Trabalhamos memorização, teatro, dinâmicas e outras atividades. “Os integrantes do grupo que trabalhou a justiça, por exemplo, distribuíram aos participantes uma pedra que simbolizava ouro. Dois participantes não receberam a pedra”, relatou ela. “O intuito era ilustrar que, para haja o estabelecimento da justiça no mundo, todos devem ter as mesmas oportunidades e ser tratados com igualdade”, explicou May.

Durante o encontro, a turma estudou 15 das 24 novas lições. O restante das lições foi trabalhado nos próprios agrupamentos no dia 20 de dezembro. Uma nova turma está sendo organizada para atender a demanda na região, com previsão de ocorrer nos dias 21 e 22 de janeiro de 2012. “A falta de recursos humanos tem que ser superada por meio do esforço e serviço da comunidade”, avaliou May, relembrando que a educação das crianças é responsabilidade de toda a sociedade. “Assim, todos poderão contribuir para a melhora do mundo e colaborar uns com os outros como professores e apoiadores de aulas para crianças”.


1 O Instituto Ruhí oferece a jovens e adultos de mais de 180 países ferramentas de desenvolvimento espiritual que focam tanto no indivíduo quanto na coletividade. Cada curso consiste no estudo de textos e trechos de escrituras sagradas acerca de temas específicos, sendo a educação espiritual das crianças o foco do Livro 3. Mais informações em http://ruhi.org/

2 As atividades centrais promovidas pela Comunidade Bahá'í são o foco de sua ação social. São elas: aulas de educação espiritual para crianças e pré-jovens, reuniões ecumênicas de oração e meditação, e círculos de estudo de aprofundamento espiritual e capacitação para o serviço à humanidade. Todas são abertas ao público e estão disponíveis gratuitamente em todas as regiões do país. Para saber mais, entre em contato com a comunidade bahá'í mais próxima ou escreva para info@bahai.org.br.

3Profeta Fundador da Fé Bahá'í. Para saber mais, acesse http://www.bahai.org.br/nsabr

4 Festival de 12 dias que celebra à proclamação de Bahá'u'lláh no Jardim do Ridván em Bagdá, no Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai