Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

[Comunidade Bahá'í do Brasil] Festival das Luzes: celebração da unidade dos ensinamentos religiosos

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jordana Araújo <jordana.araujo@bahai.org.br>
Data: 9 de dezembro de 2011 17:53
Assunto: [Comunidade Bahá'í do Brasil] Festival das Luzes: celebração da unidade dos ensinamentos religiosos
Para:


Escola de inspiração bahá'í promove a harmonia entre seguidores de todas as religiões

Com o objetivo de homenagear as diferentes religiões, a Escola das Nações (EDN), em Brasília (DF), realiza anualmente o Festival das Luzes, que teve sua primeira edição em 1987. Este ano, o evento foi realizado na noite de 24 de novembro, e a estimativa é que cerca de 700 pessoas tenham prestigiado a celebração, entre professores, alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e seus familiares.

A programação do Festival é composta basicamente pela leitura de orações e textos sagrados de várias religiões, além da apresentação de músicas que estimulem a reflexão e promovam a paz de espírito entre os presentes. A abertura ficou a cargo de Pejman Samoori, membro do Conselho Diretor da Escola e Conselheiro Continental da Comunidade Bahá'í para as Américas, que tratou da missão da Escola de educar “cidadãos do mundo”, conscientes de que somos todos parte de uma mesma família humana. Pejman ressaltou que os princípios bahá'ís que norteiam o trabalho desenvolvido na EdN desde a sua fundação, em 1980, ensinam a eliminação de toda forma de preconceito, a igualdade de gênero, a unidade na diversidade e a unicidade de Deus, da humanidade e da religião.

Pela primeira vez, o Festival foi realizado fora do horário regular de aulas. “A intenção era abrir para a participação das famílias neste momento que é tão especial para todos nós”, explicou Ana Maria Mayr, Coordenadora do Ensino Fundamental 1.

“O Festival simboliza o agradecimento da Escola, dos professores, dos alunos e seus familiares a Deus pelas graças e bençãos alcançadas por toda a comunidade escolar durante o ano”, disse Ana Maria, lembrando que a data escolhida foi a mesma em que se celebra, nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças (comemorado na 4ª quinta-feira de novembro). O evento também funcionou como culminância do projeto interdisciplinar de aprendizagem integral (full-circle learning) desenvolvido pela escola, que este ano trabalhou a virtude da gratidão.

A programação contou ainda com uma breve apresentação sobre a “Regra de Ouro” das religiões, princípio que ensina que devemos tratar a todos da maneira que gostaríamos de ser tratados. “Fizeram leituras sobre várias religiões, significando que todas as religiões têm o mesmo sentido”, contou Gabriel de Oliveira, aluno do 5º ano, que entende que o Festival visa reunir a todos em um momento de reflexão.

“Teve também uma apresentação em que os alunos cantaram a música 'Quando Te Vi', que a gente ensaiou no Coral”, relatou o jovem estudante. A participação dos pais e familiares nessa apresentação, regidos pelas professoras de música, Débora Bastos e Mariângela Prudente, surpreendeu os alunos e emocionou vários dos presentes. “Eu gostei muito”, disse Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai