Powered By Blogger

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

[Bahá'ís no Irã - Comunidade Bahá'í do Brasil] Direito à educação em pauta na Universidade Federal Recôncavo Baiano

{Bahá'is no Irã - Comunidade Bahá'i do Brasil} Direito á Educação em pauta na Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Direito à educação em pauta na Universidade Federal Recôncavo Baiano

Estudantes de diferentes convicções sociais, políticas e religiosas em defesa de jovens iranianos


A segunda edição brasileira da campanha internacional Você Pode Resolver Isso? [do original em inglês “Can You Solve This?]” foi sediada no dia 14 de fevereiro desse ano no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), em Santo Antônio de Jesus (BA), a 200 km da capital baiana.


Os jovens universitários da UFRB se uniram para manifestar contra a situação alarmante vivida pelos estudantes no Irã, onde toda uma geração é impedida de prosseguir com seus estudos por causa de suas convicções: alguns por seguirem a religião bahá'í, outros por atuarem pelos direitos das mulheres, dos estudantes, dos homossexuais e outros grupos perseguidos.


O movimento é resultado de uma mobilização mundial de estudantes que, independente de suas convicções sociais, políticas e religiosas, exigem o respeito ao artigo 26 da Declaração Universal de Direitos Humanos das Nações Unidas, que garante o direito à educação como um bem irrevogável de todo ser humano.


A primeira versão brasileira da campanha aconteceu na Universidade de Brasília (UnB) em novembro do ano passado. A expectativa é que, em 2012, a iniciativa seja realizada nacionalmente em outras 13 cidades: Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Petrópolis (RJ), Vitória (ES), Dourados (MS), Tangará da Serra (MT), Curitiba (PR), Americana (SP), São Carlos (SP), Santo André (SP) e São Paulo capital.


Na UFRB, o manifesto ocorreu na entrada do pavilhão de aulas do CCS, das 9h às 16h. A iniciativa foi do alunos da disciplina optativa “Humanização e Ética em Liderança” do bacharelado interdisciplinar em Saúde (CCS/UFRB). O Dr. Feizi Milani, professor responsável pela disciplina, disse que passou aos alunos as informações sobre a situação no Irã, o que motivou os estudantes a organizar o evento. “Eles se mobilizaram para realizar uma prática da disciplina a que chamamos de 'ato de serviço' - uma ação social em prol da melhora do mundo”, conta o Professor Milani.


“Fiquei chocada com a realidade a qual esses indivíduos são expostos”, confessa a estudante Letícia Santos. “Após a exposição de vídeos e conversa em sala de aula, eu e meus colegas decidimos realizar a campanha em favor dos jovens que são impossibilitados de exercerem seus direitos enquanto cidadãos”, explica ela, que também é professora de Artes, Geografia e Educação Física em escolas públicas da região.


Professores, funcionários e estudantes tiveram a oportunidade de assistir a vídeos e apresentações, além de ter acesso a uma exposição de painéis que retratam as violações de direitos humanos contra os bahá'ís no Irã – a maior e mais perseguida minoria religiosa daquele país.


O Professor Milani comenta que a questão vai além das crenças religiosas dos estudantes discriminados. “Quem conversava com as pessoas, explicando a situação e convidando para participar da mobilização, eram os próprios estudantes da UFRB, nenhum dos quais é bahá'í. Entre os transeuntes, a grande maioria também nunca havia ouvido falar da Fé Bahá'í”, destacou ele. “Ainda assim, a adesão foi bastante expressiva porque a educação é direito de qualquer ser humano”, comemora ele.


“O Irã mesmo assinou a Declaração de Direitos Humanos, mas por quê não os põe em prática?”, questiona Letícia, aludindo ao fato de o Irã estar entre os 192 Estados-Membros da ONU, mas não cumprir com os compromissos assumidos diante da comunidade internacional.


Mais de 200 pessoas assinaram uma petição eletrônica destinadas a representantes do governo brasileiro e das Nações Unidas, disponibilizada na página da campanha na Internet. O documento solicita que as autoridades tomem ações para reverter a situação dos jovens iranianos banidos da educação superior.


“Vamos continuar a nossa campanha porque acreditamos muito que podemos mobilizar outros na defesa de uma realidade que não é a nossa, mas que precisa ser mudada urgentemente”, declara Letícia. Ela acredita que “os bahá'ís iranianos possuem um conhecimento diferenciado que pode fazer todas diferença na sociedade”.



Sobre a Fé Bahá'í


A religião bahá'í surgiu na antiga Pérsia (atual Irã) em 1844. Seus seguidores acreditam na unidade de Deus e, por conseguinte, da própria religião – independentemente da época em que a Mensagem tenha sido revelada. Os Mensageiros de Deus incluem Abraão, Moisés, Buda, Zoroastro, Krishna, Maomé, Cristo, o Báb e Bahá'u'lláh – o Fundador da Fé Bahá'í.



Os bahá'ís estão estabelecidos em todos os países e territórios do globo, formando um contingente de mais de 7 milhões de pessoas, de todas as raças, etnias e origens religiosas. No Brasil, são mais de 60 mil, espalhados pelas 27 unidades da Federação; no Irã – onde sofrem todo tipo de perseguição – os números excedem os 350 mil.



Para saber mais, acesse www.bahai.org.br ou escreva para info@bahai.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai