Powered By Blogger

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

[Comunidade Bahá;í do Brasil] Salvador promove reflexão sobre a igualdade de direitos entre os sexos

http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/2012/02/comunidade-bahai-do-brasil.html
 Mensagem encaminhada --------
Assunto: [Comunidade Bahá'í do Brasil] Salvador promove reflexão sobre a igualdade de direitos entre os sexos


Nova edição do Encontro de Homens também contou com a participação feminina

, assim como no continuo aperfeiçoamento do ambiente familiar, um novo encontro foi realizado em Salvador (BA). O diferencial é que, desta vez, a reunião foi direcionada ao público feminino e masculino e teve como tema central a família.
Cerca de 40 pessoas participaram do evento que promoveu uma reflexão sobre a natureza da família como um espaço social significativo em que as capacidades necessárias para o serviço à humanidade deve ser postas em prática. Questões específicas fora igualmente tratadas ao reconhecer que o modelo atual social de famílias está fortemente desgastado.
A família de hoje corre o risco de se tornar um “espaço ditatorial, no qual um ou dois adultos dominam a vida dos demais membros, ou como uma unidade que une seus membros em absoluta fidelidade apenas para a exploração dos que estão do lado externo”. Isso torna o atual modelo de família totalmente inadequado à idade da época de maturidade de uma raça que se esforça para adentrar um novo período de desenvolvimento.
Para Carlos Leite, um dos participantes do encontro, “a família é o espaço social no qual o indivíduo aprende valores positivos e desenvolve as capacidades de relacionar-se de modo saudável com outras pessoas”. Segundo Carlos, “infelizmente, também pode ser o local onde se pode receber influências negativas, tais como a tendência de ser injusto, de agir violentamente, de suprir os sentimentos de ternura, ser intolerante com o diferente e assumir uma postura preconceituosa e egocêntrica”.
Chantal Muller destacou que “devemos prestar atenção de não privilegiar os meninos e, sim dar mais atenção as meninas na educação; consultar mais regularmente no âmbito da família sobre estes temas; colocar em ação conjuntamente as ideias.” A participante, que é mãe de dois adolescentes, sente que “os meninos precisam ter maiores responsabilidades no âmbito das tarefas domésticas. Temos ainda um caminho muito longo a percorrer”, afirmou.
O ambiente saudável de alegria e de celebração que envolveu todos os participantes foi um dos grandes destaques do evento”, destacou Gabriel Marques. “Aproveitamos para celebrar o primeiro dia do Ayyám'-i-Há1, período especial de hospitalidade, de regozijo e caridade”, afirmou ele. Os participantes contribuíram com alimentos não-perecíveis para serem encaminhados a instituições de caridade no âmbito do agrupamento Cidade da Bahia, além de pequenos presentes para as crianças.
1Ayyám-i-Há, ou Dias Intercalares, é o período entre 25 de fevereiro e 1º de março, comemorado pelos bahá'ís como dias de amizade, hospitalidade e generosidade. Para saber mais, leia este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai