Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Onda de Natal- o que sinto, percebo, vivencio o período Natalino Cristão.


Foto- Vector-Freepick

Chega a data do Natal cristão, e o mundo se enche de canto de Paz, deveria ser assim o ano todo, em todo o mundo. 
E a propaganda de um natal feliz, recheado de comida, presentes, magias, já fica sendo exaltado, programado, estimulado, já em novembro, pelos Shoppings, lojas, governos, que esquecendo o impacto ambiental, enchem as cidades de luzes, arvores de natal enormes para atrair turistas e visitantes; coloca-se uma capa ornada de materialidade, magia.
Cria-se uma onda de Natal !
Parece festa de criança mesmo. A celebração do nascimento do Fundador do Cristianismo, fica sendo substituída em demasia pela imagem, do doce velhinho o "Papai Noel", tão mágico, transformando o evento  num cenário infantil... mas sem a antiga ternura do  natal do passado . Nao me lembro da força tão pujante  como o a figura estereotipada ao máximo, e dominando o natal, como o Papai Noel é hoje. 
Na minha infância falava-se do bom-velhinho que viria trazer algo e colocar em nossos sapatos simples..Não cultivávamos o modo americano e europeu de comemorar o natal.
 O que era forte era termos um presépio, cada uma tinha um um do jeito que podia criar, imaginar. A Arvore de natal, nem sem sempre era pinheiro,geralmente era feita com um galho de árvore, enfeitada de algodão, onde eram penduradas  bolas ou qualquer outra alegoria ou enfeite. 
Não havia shoppings, nem um monte de panificadoras e padarias com bolos.., os bolos e doces, em especial as rabanadas, eram feitos em casa.O natal era mais igualitário. pois todos sabiam fazer rabanadas, biscoitos e bolos, especialmente o bolo de rolo com goiaba.
Havia as danças de autos de natal: pastoris e danças do folclore relacionadas ao período do como os reizados .Tudo com ênfase comunitária, visitas aos lares, vilas. aldeias...
Por isto natal, para mim é época de simplicidade..Intimidade com amigos , não somente  com familiares.  
Bem o Natal está ai, sendo lembrado em todo o mundo, que fosse sentido assim o ano inteiro: o mundo deixaria de ter animosidade religiosa, inclusive na Terra Santa onde Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu.
Não estou em bom estado de saúde. Meus filhos ficam me chamando cada um a para casa de um deles- moram em cidades diferentes.  Sou vou viajar se melhorar. Por aqui, no dia 11 de dezembro, com mais amigos, vamos ajudar a organizar um momento de paz, para um jovem e sua mãe, vivendo momentos difíceis na saúde e na vida, 
atendendo o desejo de seu coração, em celebrar uma pequena reunião de natal com o jeitinho da infância  Vai ter um presépio alguns enfeites como guirlanda na porta,vamos ver os bolos, doces, sucos e também vamos escutar canções de natal da minha infância.
Natal não deve ser visto apenas como uma  maneira festiva  de se celebrar o nascimento do Fundador do Cristianismo, maração espiritual para  que possamos fortalecer a adoção da mensagem que foi deixada, para melhorar as relações humanas, na família  na cidade, no trabalho, na rua, na nação e no mundo, Um evento mais espiritual com expressão também social e material.
 Existe natal em outras crenças. Hoje como Bahá'i também festejamos um momento similar. 
 Que o canto de nata de 2012,  seja de Unidade religiosa, em especial no Oriente com  membros de outras crenças, principalmente, e um renascer para todos aqueles que amam a Deus, independente de sua origem religiosa, pois natal é para toda a humanidade.
Oremos neste natal, pelos povos que vivem no oriente . Lá onde surgiu e surgem as Revelações Divinas, sendo palco de conflitos religiosos ,para que associem-se com todos como manda o mandamento :"Amai-vos uns aos outros", todos os dias...
Aqui no Ocidente oremos para que a indiferença, cobiça, alineação , vida centrada excessivamente no prazer, no poder, no status, na ganância, no ter, mais do que no ser... Feliz Natal, com simplicidade, com amor no coração. !
Abaixo vários videos bem diferentes sobre  celebração do natal ...





Preciso ir ao médico, descansar,orar,para ver se estarei em forma para viajar e ajudar o amigos Bahái's por aqui , no dia 11 com nosso amigo e mãe.!

Sonia Maria
Atom




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai