Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Na aldeia sagrada de Chak Chak

Na aldeia sagrada de Chak Chak:
Perdida no planalto central do Irão, no deserto montanhoso do Dasht-e Kavi, Chak Chak é uma pequena aldeia e o mais sagrado local do Zoroastrianismo.
A mais antiga religião monoteísta do mundo e a primeira a instituir a dicotomia do bem e do mal está hoje praticamente extinta, com a sua maior comunidade a residir na Índia. Mas Chak Chak continua a ser o seu principal local de peregrinação.
A pequena aldeia está incrustrada na montanha, num acentuado declive de casas amarelas com grandes balcões até ao pequeno templo do fogo de Pir-e-Sabz.
Aqui, acreditam os seguidores de Zarastruta, a filha do imperador sassiano Yazdegerb III, foi encurralada pelos exércitos árabes invasores em 640 A.C. Vendo-se encurralada, Nikbanuk pediu a protecção divina e a montanha abriu-se e deu-lhe guarida. Desde então, do tecto da gruta que alberga o templo do fogo caem pingas de água, num lacrimejar constante pelo destino da princesa.
Todos os anos, entre 14 e 16 de maio, Zoroastrianos vindos de todo o Irão e da Índia reúnem-se em peregrinação na pequena aldeia de Chak Chak, um nome que significa pinga-pinga




******************************************************************************
Uma beleza, este site. Uma verdadeira aula de historia...Aquilo que a gente não aprende nos cursos escolares.;
Grato ao autor do site. Clique na frase e abram o site.
SoniaMaria
Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai