Powered By Blogger

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Na cidade mais antiga do mundo

Na cidade mais antiga do mundo:
 Percorrer as ruas do centro de Yazd com os seus vastos muros e arcadas de adobe é como fazermos uma instantânea viagem no tempo.
Localizada no centro do Irão, Yazd é uma das mais antigas cidades do mundo, sendo mesmo apontada como a mais antiga, com uma história de mais de 7000 anos de permanente ocupação humana. A sua localização longínqua preservou-a de guerras e conflitos pelo que o seu centro manteve-se incólume. A arquitetura de adobe mantém-se ainda hoje, com a cor da terra a predominar.
Calcorreando as labirínticas e calmas ruas centrais da cidade dou por mim sem perceber exatamente onde estou. Não existem referências explícitas, como este ou aquele edifício diferente ou aquele outro reclame.
Aqui tudo foi mantido como terá sido há centenas de anos. Os grossos e altos muros de adobe escondem o casario de que apenas pesadas portas de madeira abrem para a rua. Não há janelas, as que existem dão para pátios interiores. De quando em vez, colunas ligam os dois lados da rua sustentando os muros, numa demonstração do forte espírito de união da comunidade.

*******************************************************************************Uma site verdadeiramente cultural, clique o link do texto do autor.
Sonia Maria
Atom
igo e conheça o autor suas viagens , comentários  e narrativas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai