Powered By Blogger

sábado, 20 de novembro de 2010

Alimentos podem ter até 14 vezes mais sódio que os de outra marca, diz Anvisa

O TSUNAMI DO SAL NA INDUSTRIA DOS ALIMENTOS
Alimentos podem ter até 14 vezes mais sódio que os de outra marca, diz Anvisa: "BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou nesta quinta-feira, 18, um estudo que mostra a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados. Veja também: Perfil nutricional dos alimentos preocupa"

Esta semana estamso realmente com noticias do tamanho desta onda- colera no Haiti , o susto  da ordem economica na Europa, a oscilação das Bolsas( tos tremem), em especial crise na Irlanda( os brasileiros voltando....) esta noticia de que o que os rotulos de alimentos referentes ao cloreto de sódio - o sal,  na realidade parece que é falso e temos mais 14 vezes este ingrefiente, tão danoso  nos alimentos industrializados-Noticia da AVISA- clirque no link e leia....


Entçao aogora continuando como Enfermeira de Saúde Pública , apesar de aposentada,   portadora hoje de lesão hepática, por Hepatite C há mais de 37 anos,  estou  tornamdo-me  uma VIGILANTE da quantidade de sal nos alimentos! o ativismo em Saúde Pública continua apesar de aposentada., há quase 2 anos.,
Já preocupada com a questão do sal  na industria de alimentos, então fiquei do tamanho da onda acima  em indignação. realmente parece que se brinca com a vida huma em todo o planeta
. Dizer que ninguém não sabia, não dá para aguentar mesmo. Foi preciso o Governo da Austrália fazer uma  alerta para a Organização Mundial de Saúde , sobre o efeito do sal e o aumento da  mortalidade e AGRAVO DAS DOENÇAS por doenças cardiácas e metabolicas, o modo de vida em comer fora, comprar  basicamente  alimentos industrializados., para agora o Brasil ficar mais atento ?
Trabalhei na Saúde Pública, e todos nós sabemos das dificuldades de fazer vigilãancia dos alimentos. Um campo muiito poderoso economicamente com certeza.
Rotulagem o dos nutrientes: tão diversos, tão diferentes, sem padronização, difíceis de ser lidas, proposital?
E agora vivo numa romaria, nos supermercados, olho queijos sem rotulos, as margarinas sem sal- afinal onde elas encontram-se? Se uma margarina tem que ser apresentada com caratatristicas diferentes na questão do sal, porque tem a mesma cor das com sal? Ai  lá num cantinho, que nem todo mundo enxerga, principalmente nós da Terceira Idade, tem uma informação:margarina sem sal. !Sera´que os alimentos sem sal, a iindustria de alimentos ganha menos? Estou achando que sim, pois a gente quase não encontra a mesma!. Então uma sugestão para a BECEL, Quality, e demais marcas, porque não fazem a cor  do produto verde? Laranja? Ou querem que a gente fique mais inchada, lesada, parar na hemodiálise,,,E os SUS vai aguentar? Mas nem aguenta o que já acontece todo dia..... msa barsileiro menos informado reclama? Morre de medo de não ser atendido !
E o que tem a haver cirrose com dieta sem sal, se o alerta sobre sal é para os portadores de cardiopatias, renais, hipertensos. ? Ai a gente também sente-se ludibriada na informação em saúde. Pessoas com lesõess de cirrose no fígado , e com  baço aumentado há um  fluxo circulatorio comprometido  e a alimentação salgada retem mais liquidos. e então vem mais problemas...( Qualquer maior informação acessem os portais médicos sobre cirrose...)
Mas vamos a gravidade do caso: 14 vezes  mais cloreto de sódio nos alimentos?Quem está tão interessado em  manter tanto sal nos alimentos? A industria do sal então deve ter muito poder , já que niguem viu? Ninguém sabia?
E o efeito disto tudo para os sistemas de saúde ao adeocimento, o agravo,  e a mortalidade?
Ou é assim mesmo pra gente morrer salgada. Desculpem  minha indignação. Mas como Enfermeira de Saúde Pública não dá para suportar esta onda TSUNÂMICA da industrialicação  dos alimentos. Outra coisa interessante, é que a vigilancia e destimulo  de alimentação com pouco sal ou nenhum,(dificl imaginar ) tem sido focada em dietas para emagrecer, para os hipertenos, reanais, cardiácos, dietas lights, diets, e questão do marketing de alimentos audáveis voltados  para fibras, emagrecer, baixar colesterol etc Em relação ao sal, nçao veja este marketing  mesmo! Nunca ví realmente. Então  tudo é salgado mesmo nos supermercados;temperos, mostarda, extrato de tomate, conservas, queijos  carnes defumadas, linguiças,...tudo tem sal gente! Então cheguei a conclusão que realmente não preciso deste modelo de acesso e compra de alimentos. -está na hora de ir para a feira !. Estou fazendo as coisas em casa, e posso agora como aposentada. e os os que nao podem? . Restaurantes , Hoteis, shopings, não dá para comer mesmo. Mas e as outuuras pessoas estão conscientes disso tudo? A gente vai ao médico, e ele diz de maneira muito séria: "A sra  tem  que comer com pouco sal ou quase nenuhum,. Bem, isto eu posso medir, se cozinhar em sal e colocando as pitadinhas após coinhar os alimentos.. Mas alguém alerta , avisa sobre toda a parafernália salgada ao redor? E as sopas e os caldinhos, e os miojos de pacote, que usa-se hoje na dinâmica de fazer alimentação rápida?
E o SUS está alerta sobre tudo isso?. Certamemente não, trabalhei no SUS, Somente agora  está dando-se ênfase a nutrição. Equipes de PSF nem tem nutricionistas, ou  se tem são poucas ....
Então penso que tenho que  tocar a TROMBETA  para os pessoal sejam doentes cardiacos, hieprtensos mas pincipalmente os portadores de lesão hepática e  aumento do baço:
"Desista de comprar tudo nos supermercados. Olhe os rótulos, não é somente a lesão que vai agravar o seu quadro clinico é também as 14 vezes quantidades de sodio que tem nos alimentos que não sabiamos, e que agora estão sendo comunicados oficialmente pela  ANVISA  E ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE.

UM BOM-DIA COM MENOS SAL, COM  MAIS ALIMENTOS COMPRADOS EM FEIRAS OU EM PRODUTOR RURAIS....e preprados em casa....

ESTAREI REPASSANDO A MATÉRIA PARA AS ONGS DE PORTADORES DE HEPATITES C- acho que estarei ajudando um pouco.-colocando uma luz dentro da ONDA 

SOS AS INDUSTRIAS DE MARGARINA:


Embalagem  de cor verde  ou laranja. è pedir demais ?
Sõnia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai