Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de março de 2011

Familiares temem pela vida de bahais presos no Irã

Familiares temem pela vida de bahais presos no Irã: "WASHINGTON, 9 Fev 2011 (AFP) -
As condições das prisões em que estão detidos sete líderes da comunidade bahai no Irã estão piorando, com celas lotadas e saneamento precário, informaram nesta quarta-feira familiares americanos dos presos.
O Irã recebeu condenação da comunidade internacional em 2008 após prender líderes da fé Bahai, que não tem clero. A religião foi fundada no Irã no século 19, e é uma anátema do regime islâmico no poder no Irã.
Parentes afirmam que os sete bahais receberam cada um 20 anos de prisão e que posteriormente as sentenças foram reduzidas para 10 anos, apesar de a redução ter sido feita verbalmente e não por um comunicado oficial.
Iraj Kamalabadi, cuja irmã, Fariba Kamalabadi, está entre os sete, afirmou que os líderes bahais foram transferidos no ano passado para a prisão Gohardasht, onde estão presos juntos com violentos criminosos em celas infestadas de piolhos e perto de esgoto vazando.
'Não vejo nenhuma luz no fim do túnel neste momento', disse Kamalabadi em um encontro com o comissariado americano para Liberdade Religiosa Internacional, uma Organização Não-Governamental (ONG).
'A condição dos presos continua a se deteriorar e não há melhora até agora', disse.
Kamal Khanjani, irmão do líder bahai de 77 anos Jmaloddin Khanjani, afirmou que cinco presos estão espremidos em uma cela medindo 15 metros quadrados.
Khanjani afirmou ter sido autorizado a falar por telefone com seu irmão e, 'por conta de sua idade e das condições da prisão, a saúde dele está piorando'.
Por outro lado, os parentes estão otimista em relação a um ponto - eles acreditam que os bahais ganharam simpatia entre os presos. Jamaloddin Khanjani é um homem de negócios, enquanto Fariba Kamalabadi é psicóloga.
O Irã condenou os líderes bahais por espionar para estrangeiros, prejudicar o Islã e cooperar com Israel.
Os bahais consideram Bahaullah, nascido em 1817, o último dos profetas enviados por Deus, e acreditam na unidade espiritual de todas as religiões e de toda a humanidade.
Bahaullah foi enviado ao exílio e instalou a sede mundial da fé em Haifa, atual Estado de Israel, o que deu margem às alegações de Teerã de que os seguidores da religião cooperam com o Estado judaico.
A fé bahai tem atualmente 7 milhões de seguidores em todo o mundo, incluindo 300.000 no Irã - onde seus membros são impedidos de fazer faculdade e ocupar cargos públicos.
sct/mac/lb
"



Uma boa tarde-Sõnia
O mundo precisa orar, todos juntos como disse Madre Teresa de Calcutá.....
Oremos por todos que são vitimas de injustiça, calúnia, pressão, intolerância religiosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai