Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de março de 2011

Onde está o Ministro da Saúde? Dá para escutar a Telma? os portadores e doentes de Hepatite?

Onde está o Ministro da Saúde?: " Mensagem de Tela Alczar - grupo Meg-Lon
Queremos manifestar nossa indignação contra a omissão de socorro aos portadores de hepatites virais, bem como as vitimas das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro.
Recebemos relatos de uma médica moradora e testemunha da tragédia vivida no Brasil, corta-nos o coração sabermos que mais pessoas poderão ser vitimas, por omissão de socorro do governo. Abaixo a médica relata parte da situação caótica que os sobreviventes vivem na região.
“...as hepatites virais sempre ficam em último lugar..nesse País, tudo é muito ruim; moro em Petrópolis, e encerrei minha participação como voluntária na recente catástrofe
; tudo era euforia do momento! O exército, marinha e aeronáutica bateram em retirada dos Municípios e se instalou o caos; surto de leptospirose em Friburgo com número insuficiente de médicos para tratar os pacientes...”
“...Começa o surto de hepatite A... não há vacina no protocolo do MS em virtude do veto de 5 vacinas assinado pelo agora Sr. Lula e, uma delas hepatite A...o que vamos esperar? Petrópolis tem uma população de 60% de idosos e, hepatite A em idoso é uma situação séria...” (Dra Kycia Maria Rodrigues do Ó)
Nós, dos Grupos de Apoio que lutamos contra as Hepatites Virais no país, confessamos que estamos desiludidos, o Ministro Padilha é médico infectologista, portanto conhecedor da gravidade da situação tanto das hepatites quanto da leptospirose.
Passaram-se meses de falecimento do Programa Nacional de Hepatites Virais no país, e as atenções voltaram-se para um única patologia, o HIV/AIDS que já possui um Departamento muito bem estruturado e completo com suas medicações.
Já para os portadores de Hepatites Virais, precisamos de tudo, não há opções de medicamentos apesar delas serem aprovadas pela ANVISA, o governo compra somente a mais barata que não surte o resultado nos tratamentos.
Todos nós sabemos que cada organismo é único e necessita ser cuidado como tal, porém, os gestores de saúde ignoram o fato, e o Ministério da Saúde insiste na compra de uma só medicação, tornando desta forma monopólio de um laboratório o tratamento de todos os pacientes de hepatites do país. Isso quando conseguimos a liberação dos medicamentos.
Na justiça chovem processos com pedidos de medicações e tratamento , direitos negados aos pacientes com hepatite através do SUS. O que transforma o Poder Judiciário Brasileiro o MELHOR HOSPITAL do país.
Nós portadores de hepatites, trabalhamos como voluntários, sem ganharmos um tostão, e jamais deixamos de atender um caso que precisa de ajuda, fazemos o que podemos. Muitas vezes sacrificamos nosso própria saúde para ajudarmos outro ser humano. Esse deveria ser o papel de um médico e não de pessoas leigas, mas o fazemos porque também não temos médicos, falta-nos tudo. Onde estão os médicos do SUS e o Ministro da Saúde agora?
Quando o MInistro da Saúde marcará uma audiência com os portadores de hepatites e escutará nossos apelos?
Telma Alcazar
Coordenadora do MegLon
***********************************************************************************
Conheci Telma, desde que fui dagnosticada também com cirrose hepatica, aqui em Londrina..Estes dias não está bem, mas não desiste de fazer apêlos, denunciar a fragilidade do programa de Hepatite C. Como Enfermeira Sanitarista, trabalhndo no SUS vejo com muita razão suas criticas e observações. Até eu mesma, dentro do SUS fiquei a deriva com sinais e sintomas cronicos da doença anos..., sintomas e clinica tão diferente das outras hepatites que têm um perfil mais agudo na manifestação do quadro clinico.
Mulheres sendo supreendidas com a doença, em consultorios de ginecologia, com hemorragias e quando tem algume médico que conhecer algo sobre o assunto supõe o diganostico. Comigo não aconteceu assim, sangramentos leves na pele, caimbras, e finalmente edemas linfaticos que chamaram a minha atenção, apesar de sempre ter ido com quiexas de caimbars horriveis, mãos aavermelhadas sugerindo lesão hepática, sangramentos na pele.... Ai você fica prá lá e prá cá- Hepatite C não está inserida no olhar da clinica da Atenção Básica. e nen em muitos consultorios de especialistas (caimbaras, vai no especilaista e ele não pensa em lesão hepática?)

Campanhas de hepatite, num so pacote, nao garante diágnóstico precoce da doença, certamente.
Quantos médicos perguntam a uma mulher, no caso de saangramentos, caimbras se ela já tomou alguma Transfuusão de Sangue no passado e outros itens?
Confundida como hepatie de alta transmissão sexual, quando na verdade está ligada a transfusõeses de sangue, tatuagens, piercings, em ambientes não qualificados e transmisão via seringas em usuários de drogas...
Mas hoje ninguém pergunta quase nada a ninguem na clinica. Onde está a clinica ? Sem anamnese qualificada voce vai ficar por muito tempo com seu fígado deteriorando.....
]
Telma , tem razão, quando será que  o Ministro da Saúde vai ouvir os portadores e doentes de Hepatite C?
Ambulatorios desanimadores, aqui em Londrina, num prédio deprimente, num corrdor com teto com buracos, consultas protocolares, msem u olhar humanizador, sem mutoi tempo para conversar, ....
E a Telma, até fica decepacionada porque eu não me lanço de maneira ativa nesta questão...
Trabalhei  quase 40 anos na Saúde pública no Brasil, como Sanitarista e Enfermeira Obstétrica...Vi que a sustentativlidade do SUS está muito mais no idealimmmmmsmo de alguns profissionais de saúde , mas do que nos ´protocolos, normas e procedimentos., gerencia, avaliação do atendimento. Mas idealimso de agluns não sustenta programas......Quando o idelaista sai, o programa morre.
No SUS em  muitas Regionais trabalhei por 3 Enfermeiras....cansei,  me esgotei, corri risco e um dia fui acidentada com um tubo de sangue, por pressa, por falta de pessoal.....Por isto fico um pouco a distância, Fazendo minhas fala na Internet....pois sei que como humanista, nas ações de promoção humana, talvez possa mostrar que o mundo, o SUS a politica de Saúde não melhorará se não melhorar o intimo dos seres humanos.
Alguém está tão interessado nisso mesmo?. Falta que tipo de vontade? Penso que vontade humana...Humanizaação, interesse real pelo ser humano, igualzinho nos outros programas, mas com especificidade para alguns..Tratar um agravo de tal dimensão de maneira uniforme, é um erro... deixou a propria Telma e muito outros pacietnes com diagnóstico tardio e  gravemente doente; e eu supreendida na aposentadoria com cirrose hepática. Adquirida há 38 anos na Amazõnia, no acidente de trabalho que preciso investigar ou  na transfusão de sangue tomada em Curitiba numa metrorragia em 1991?
Um desabafo, e uma ato de solidariedade ao esforçop de uma Mulher que devemos ter respeito, entender suas angústias e até sua irritação causada pelo desgaste constante em desejar melhor visão e atençao ao pacientes e portadores de Hepatite C.
No Mes de Marçp temos que pensar em mulheres que lutam e fazem a diferença. Telma é uma delas.
Alô Ministro da Saúde, dá para atender os pacientes portadores de Hepatie C? Sônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai