Diáriamente as crianças estão sendo afetadas em sua saúde, em sua integridade física devido a negligencia, devido as guerras, devido aos mau-tratos, na nutrição insuficiente e inadequada, nos ambientes com falta de água, falta de esgotos, nos momentos de tragédias, calamidades, em asilos, campos de refugiados. E quanto menores as crianças, menor a chance de sobreviver..
Os sistemas públicos de saúde deficientes, fragilizados por vários motivos, inclusive má- gestão pública , desorganização de fluxo de atendimento, profissionais insuficientes, inclusive no Brasil e aqui em Londrina- PR, a situação está lamentável em algumas áreas.-crianças não sendo devidamente atendidas ou até nem atendidas com a agilidade que a situação merece, principalmente porque são crianças e mais vulneráveis a agravamento de quadros clinicos...num momento de alto risco epidemiológico e ameaça de dengue hemorrágica...
Que eu ,como enfermeira sanitarista agora aposentada, repudio, pois quando estamos em situação de risco epidêmico não dá para titubear não. Tudo esta bem definido nos protocolos e portarias.
Porque isto não é cumprido?. Como um Município, classificado de alto risco com surto epidêmico de dengue , óbitos por dengue hemorrágica a Rede Municipal de Saúde está ainda há um mês para contratar novos profissionais: que garantam atendimento eficaz e eficiente...Ou vamos aguardar que a coisa piore e depois pedir ajuda federal?
Nós estamos em Londrina, cidade universitária, com cursos de Medicina e enfermagem...não estamos na Amazônia ou no Nordeste...
Bem estou passando, o que foi noticiado ontem ante-ontem e pelos jornais, pela TV: crianças deitadas em táxi,em carro, salas de espera cheias mães e pais aflitos, nervosos, indignados.,
esperando durante horas. em um determinado bairro
Até que o pessoal da área se mobilizou e foi até a Câmara de Vereadores e conseguiram mais de 6.800 assinatura(?). Não deveria a cidade toda assinar?
A sociedade inteira de Londrina deveria aderir a esta causa.
A Declaração Universal dos Direitos a Criança, não é cumprida no Brasil ?Serve para garantir o quê?
Bem, penso que realmente se tem pouca compaixão pelas crianças, e isto pode constituir um péssimo indicador de que estamos perdendo nossa capacidade de humanização, de altruísmo e solidariedade no país.
Pois cientificismo sem espiritual idade, sem o desejo de tratar os outros como gostaríamos ou até melhores do que somos tratados, não promove o bem-estar.
Estamos falando em uma situação especial:de surto epidemiológico, onde
TODOS OS ESFORÇOS DO MUNICÍPIO, DO ESTADO, DA ATENÇÃO PRIVADA CONVENIADA, DEVERIAM ESTAR ENTRELAÇADOS PARA GARANTIR O MELHOR ATENDIMENTO POSSÍVEL.de uma doença, que mesmo na forma clássica, derruba todo mundo fisicamente em especial as crianças, mas ninguém pode saber quem vai ter DENGUE HEMORRÁGICA.
ENTÃO RESOLVI COLOCAR UMA ORAÇÃO,POIS TALVEZ ESTA SEJA A MANEIRA MAIS EFICIENTE PARA SUPORTAR O QUE PASSAM MAES, PAIS muitos profissionais de saúde que também desejam melhor resolutividade mas em especial as CRIANÇAS que estão passando por tantos momentos difíceis, de efeito e impacto tão grande como as tragédias ambientais, e os surtos epidêmicos que continuarão, pois não temos vacina contra a Dengue, nem vacina contra tsunami, maremoto terremoto, ameaça de contaminação radioativa..
Temos que nos reorganizar dentro desta nova realidade em todo o mundo.
Oração de Ajuda :
! Peço-te, por Teu Nome, o mais glorioso, que me ajudes naquilo que faça com queos interesses de Teus servos prosperem e Tuas cidades progridam.
Tu verdadeiramente, tens poder sobre todas as coisas." Escritos Baháis
Uma boa-noite- Sõnia
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários que contribuam para melhorar o BLOG,Mensagens similares,voltadas para o bem-estar humano.
paz,unidade,educacao,cidadania,familia,espiritualidade,direitoshumanos,bahai